F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do México – Quarta «pole» consecutiva para Rosberg!

Nico Rosberg voltou a dominar uma sessão de qualificação, conseguindo a «pole position» pela quarta corrida consecutiva e a 20.ª da sua carreira. O alemão da Mercedes mostrou-se sempre mais rápido que o colega de equipa, o já tricampeão Lewis Hamilton, respondendo de cada vez que o britânico melhorava a sua marca.

Rosberg parece, assim, responder em força à enorme desilusão sofrida há uma semana, nos Estados Unidos. O problema é que, nas outras três corridas em que obteve a «pole»… foi sempre Hamilton a vencer! Portanto, o arranque amanhã será mais um momento de grande tensão para uma corrida onde os Mercedes não estarão sozinhos, pois o Ferrari de Vettel poderá dar-lhes luta.

Os McLaren/Honda não conseguiram confirmar as boas indicações dadas nos treinos livres e voltaram a ficar-se pela primeira parte da qualificação. Aliás, Jenson Button nem chegou a ir para a pista, devido a problemas com o motor… A companhia dos Manor Marussia já é normal e, desta vez, a «sorte» do quinto lugar de fora saiu a Felipe Nasr.

Na segunda fase da qualificação, Kimi Raikkonen ficou de fora bastante cedo, depois de uma saída para a escapatória no final da recta da meta, devido a um problema irresolúvel nos travões do Ferrari. Os últimos minutos foram emocionantes, com alguns pingos de chuva a tornarem mais difícil qualquer reacção mas com Massa (Williams) e Verstappen (Toro Rosso) a relegarem, nos segundos finais, para fora do Q3 Grosjean (Lotus) e Sainz (Toro Rosso).

A pista mexicana é de tal forma suave para os pneus que, na parte decisiva da qualificação, a estratégia foi fazer duas voltas lançadas com cada jogo de pneus, atacando verdadeiramente na segunda volta. E foi com o primeiro jogo que a «pole» se decidiu, com Rosberg a ser mais rápido na 1.ª volta, Hamilton a batê-lo e o alemão a recuperar a liderança. «Este fim-de-semana temos afinações algo diferentes, a minha pode não ser a melhor para qualificação mas funcionar bem na corrida», dizia Hamilton, com Rosberg a prometer: «Será um longo caminho até à curva 1 e vai ser bem interessante!».

Com o segundo jogo de pneus, na fase final da sessão, quase ninguém conseguiu melhorar os tempos. Isso não permitiu que Vettel lançasse um ataque decisivo aos Mercedes mas os 0,37 s a que ficou dos Mercedes mostram que na corrida poderá ser um «incómodo» para o domínio dos campeões do Mundo. Entre os Red Bull o equilíbrio é a nota dominante de tal forma que Kvyat bateu Ricciardo… por um milésimo! E essa é a diferença entre partir da 2.ª ou da 3.ª linha da grelha…

Incompreensível foi a estratégia da Force India que não aproveitou o jogo de pneus extra todos recebem para o Q3, fazendo só uma tentativa e mesmo no final da sessão, quando a pista já não estava tão rápida. O que foi uma desilusão para os milhares de fãs de Sergio Perez que encheram as bancadas e que não o viram tão bem classificado como tinha estado nas restantes sessões. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.19,480
2.º Lewis Hamilton Mercedes 1.19,668
3.º Sebastian Vettel Ferrari 1.19,850
4.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.20,398
5.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.20,399
6.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.20,448
7.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.20,567
8.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1.20,710
9.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.20,716
10.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.20,788
11.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.20,947
12.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.21,038
13.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.21,261
14.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.21,564
15.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.22,494
16.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.21,779
17.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.21,788
18.º Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari 1.24,136
19.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.24,386
20.º Jenson Button McLaren/Honda s/tempo

A grelha de partida sofre algumas alterações, devido às habituais penalizações. Os McLaren partem da última linha, com Alonso à frente de Button. E Kimi Raikkonen sofreu cinco lugares de penalização pela troca da caixa de velocidades, pelo que largará à frente dos McLaren, de 18.º. Para a corrida há possibilidade de a chuva fazer uma aparição, antes ou durante...

Partilhar Notícia.