F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Queixa da Force India e Sauber à UE pelos dinheiros da F1 está a avançar

A queixa apresentada, no final do ano passado, pela Force India e Sauber à União Europeia relativamente à distribuição alegadamente desigual e injusta dos prémios pecuniários na Fórmula 1, prossegue e «passou ao nível seguinte», segundo Bob Fernley, director da equipa britânica, sediada em Silverstone.

Recorde-se que ambas as equipas apresentaram uma queixa junto das instâncias europeias por o esquema de distribuição de prémios que inclui um sistema de bónus fixos para algumas das equipas maiores poder configurar uma quebra dos regulamentos europeus da concorrência. E, segundo Fernley, a EU interessou-se pelo assunto, confirmando que a Fórmula 1 anda mesmo debaixo de olho, como se voltou a confirmar com a investigação que ´deverá ser feita agora em relação à venda à Liberty Media…

«Toda a gente sabe que apresentámos a queixa, há quase um ano, e tem seguido o seu processo normal», confirmou Fernley. «Posso confirmar que passou já à fase seguinte, com a União Europeia a solicitar informação adicional. Agora a quem foi endereçado o pedido dessa informação não sei…». Consta, contudo, que já várias das equipas ditas grandes terão recebido solicitações por parte das instâncias europeias para ajudarem no esclarecimento da forma como é feita a distribuição dos dinheiros na Fórmula 1.

Entretanto, apareceu também o rumor de que aquelas equipas poderiam avançar com um processo em tudo semelhante mas nos Estados Unidos. Sempre a tentativa de obrigarem a uma alteração na forma como os prémios monetários são distribuídos, para conseguirem uma maior igualdade. Fernley, aí, já não se alongou muito. «Estamos muito empenhados em desafiar o que achamos ser um sistema anticompetitivo, com estes acordos bilaterais e tudo faremos para o combater. Mas não seria correcto estar a debater em público um assunto sobre o qual ainda estamos a receber conselho legal».

Partilhar Notícia.