F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Quem vai andar e quando nos quatro dias de testes de Barcelona

A Fórmula 1 começa hoje a «mexer-se» a sério, com a primeira de duas sessões de testes de preparação da próxima temporada. Há muitos anos que não havia testes tão importantes como estes, não só pela profunda alteração dos monolugares mas, em especial, porque pilotos e equipas têm de descobrir e aprender a trabalhar com os novos pneus, mais largos.

«O grande desafio é descobrir onde estão os limites do carro e dos pneus. E quanto mais depressa se fizer esse caminho, mais à vontade ficaremos para discutir as corridas». Lewis Hamilton não se mostra disposto a perder tempo, mas resumia o que todos irão procurar nestes próximos dias. Primeiro, de hoje até quinta-feira, depois de 7 a 10 de Março. A partir daí, já nada mais há a testar, só nos primeiros treinos livres do G.P. da Austrália, no dia 24 de Março…

Estes testes têm, contudo, uma outra «nuance». Hoje, primeiro dia, ficaremos a saber se os novos carros serão assim tão duros para o físico dos pilotos. É verdade que ninguém andará verdadeiramente a fundo mas, atendendo à forma como os carros deverão fazer a fundo as curvas 3 e 9, é natural que o cansaço venha mais cedo ao de cima. Aliás, a Mercedes parece ter sido a única equipa a assumi-lo, nunca tendo um piloto a fazer um dia inteiro de testes: Hamilton e Bottas vão guiar todos os dias, um de manhã o outro à tarde, alternando.

O que também é uma declaração de intenções da equipa tricampeã do Mundo que se prepara para repetir o que fez nos testes do ano passado: rodar, rodar, rodar, sem se preocupar muito em estabelecer grandes tempos, de forma a estudar o comportamento do carro e, acima de tudo, dos pneus em corrida. Ora se, há um ano, foi normal um piloto cumprir distâncias superiores a dois Grandes Prémios num único dia, agora isso dificilmente deverá suceder, devido às exigências físicas que se esperam destes carros. Daí a aposta da Mercedes em ter os dois pilotos todos os dias!

Depois, assistiremos às cenas habituais, dos biombos móveis a correr sempre que um carro entra na «box» procurando escondê-lo o mais possível… enquanto do terraço sobranceiro os fotógrafos expõem alguns dos seus segredos! Mas este é também um jogo que faz parte dos testes, quanto mais tarde forem descobertos os segredos melhor. Por alguma coisa a Red Bull apresentou ontem o seu novo carro num vídeo e não divulgou uma única foto mais…

O «programa das festas» para os quatro dias de testes de Barcelona está assim definido, com sessões que se desenrolam entre as 8 e as 17 horas de Portugal Continental e Madeira:

 Equipa  Segunda, 27  Terça, 28  Quarta,1  Quinta,2
 Mercedes  V. Bottas / L. Hamilton  L. Hamilton / V. Bottas V. Bottas / L. Hamilton L. Hamilton / V. Bottas
 Red Bull  D. Ricciardo  M. Verstappen  D. Ricciardo  M. Verstappen
 Ferrari  S. Vettel  K. Räikkönen  S. Vettel  K. Räikkönen
 Force India            S. Pérez  E. Ocon  A. Celis Jr  S. Pérez / E. Ocon
 Williams  F. Massa  L. Stroll  F. Massa  L. Stroll
 McLaren  F. Alonso  S. Vandoorne  F. Alonso  S. Vandoorne
 Toro Rosso  C. Sainz  D. Kvyat  C. Sainz  D. Kvyat
 Haas  K. Magnussen  K. Magnussen  R. Grosjean  R. Grosjean
 Renault  N. Hülkenberg  J. Palmer N. Hülkenberg / J. Palmer J. Palmer / N. Hülkenberg
 Sauber  M. Ericsson A. Giovinazzi M. Ericsson / A. Giovinazzi M. Ericsson / A. Giovinazzi

Recorde-se que, caso não chova nos primeiros três dias (não há, pelo menos, previsões disso…), a quarta e última jornada será dedicada a testes com os pneus de chuva e intermédios da Pirelli, numa pista artificialmente alagada. Por fim refira-se que, há cerca de um ano, nos testes de preparação da época de 2016 o melhor tempo ficou na casa do 1.22,8. É esta a referência para vermos quão mais rápidos estarão os carros deste ano.

Partilhar Notícia.