F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Brasil – Quinta «pole» seguida para Rosberg… por 0,078 s!

Já se esperava uma tremenda luta entre os dois pilotos da Mercedes pela «pole position» para o G.P. do Brasil e, pela quinta vez consecutiva, foi Nico Rosberg a impor-se, somando a 21.ª da sua carreira. Um duelo espantoso em que ambos os pilotos deram tudo, sempre separados por fracções de segundo inferiores… a um piscar de olho!

Parece que, decidido o título de pilotos, desanuviada a pressão da competição com o colega de equipa, Nico Rosberg encontrou uma outra competitividade e conseguiu, ao longo das duas primeiras partes da qualificação, responder sempre aos tempos que Hamilton ia estabelecendo. Na terceira e decisiva parte, foi o alemão que foi primeiro para a pista nas duas tentativas, estabelecendo sempre marcas a que o tricampeão do Mundo nunca conseguiu chegar… por muito pouco! Esperemos só que na corrida de amanhã se repita este emocionante duelo!

A primeira parte da sessão quase nem começou para Fernando Alonso que encostou o McLaren/Honda pouco depois de sair das «boxes», sem potência e perante os pedidos dos engenheiros para desligar imediatamente o motor. Tem sido um fim-de-semana frustrante para o espanhol que passou o resto da sessão… a apanhar banhos de sol! Os Lotus foram para a pista apenas no final da sessão e Maldonado acabou por ser surpreendido e não passar ao Q2.

Na segunda fase do treino, destaque para algo de estranho que se passou com o Lotus de Romain Grosjean (segundo queixa do piloto) que o levou a fazer um pião já perto do final da sessão. Como tinha optado por fazer uma única tentativa, quando quis fazer a segunda volta lançada os pneus já não estavam em condições… Os Sauber andaram bem e falharam por pouco o «top ten», em especial Nasr que ainda teria de ouvir um raspanete dos comissários (se não sofrer uma penalização…) por ter bloqueado Massa na primeira parte do treino.

Na parte decisiva, Rosberg foi para a pista, estabeleceu a melhor marca e Hamilton ficou a apenas 0,088 s não conseguindo igualar aquilo que parecera uma volta perfeita do alemão. Afinal, Rosberg ainda tinha mais para mostrar e conseguiu melhorar a sua marca na segunda tentativa com Hamilton também a responder mas a ficar «curto» por… 0,078 s!

«A última volta foi mesmo no ‘fio da navalha’, tive alguns momentos no limite, mas tudo correu bem», contou Rosberg que garantiu: «Estou aqui para ganhar e garantir o 2.º lugar no Mundial». «O carro está bem equilibrado e fiz boas voltas, apenas me faltou aquele pequeno detalhe para fazer a diferença, em especial no primeiro sector», contrapôs Hamilton.

Os pilotos da Mercedes levaram a «guerra» a um ponto tal que deixaram a concorrência bem para trás, com Vettel a ser o melhor mas a mais de meio segundo de Rosberg. «Gostava de estar mais perto dos Mercedes, mas a corrida pode ser interessante por causa do desgaste elevado dos pneus», prometeu o alemão que conseguiu uma boa margem para os dois finlandeses, Bottas (Williams) e o colega de equipa, Raikkonen.

Grande trabalho fez a Force India que entregou um carro com que Nico Hulkenberg conseguiu um fantástico sexto posto na grelha, batendo os dois Red Bull e o Williams de Massa, com o brasileiro a ser mais rápido que Ricciardo… por dois milésimos! Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.11,282
2.º Lewis Hamilton Mercedes 1.11,360
3.º Sebastian Vettel Ferrari 1.11,804
4.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.12,085
5.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.12,144
6.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.12,265
7.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.12,322
8.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.12,415
9.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.12,417
10.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1.12,739
11.º Felipe NasrL Sauber/Ferrari 1.12,989
12.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.13,045
13.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.13,147
14.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.13,233
15.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.13,913
16.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.13,385
17.º Jenson Button McLaren/Honda 1.13,425
18.º Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari 1.16,151
19.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.16,283
20.º Fernando Alonso McLaren/Honda s/tempo

A estes resultados há ainda que acrescentar, pelos menos duas penalizações: dez lugares na grelha para Daniel Ricciardo por ter montado o novo motor da Renault; Valtteri Bottas perde três lugares por, no segundo treino livre, ter ultrapassado Felipe Nasr numa altura em que estavam a ser mostradas bandeiras vermelhas.

Partilhar Notícia.