F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Reconhecimento da pista é a pé… e começa com «prémio da montanha»!

Entre compromissos com patrocinadores e encontros com os «media», as quintas-feiras antes de cada Grande Prémio são também dedicadas ao reconhecimento das pistas, feito a pé por grande parte dos pilotos. O termo «reconhecimento» será talvez um pouco exagerado, pois quase todos eles conhecessem bem estes traçados, se não da F1, das outras categorias em que já correram.

Estas voltas, habitualmente feitas na companhia dos engenheiros, servem mais para analisar os mais ínfimos detalhes, desde os correctores mais «amigáveis» ou mais agressivos para as suspensões, até eventuais pequenas falhas no asfalto ou saber exactamente onde está a linha branca que delimita a pista e para lá da qual o piloto poderá ser penalizado.

Um exercício que, em Spa, tem contornos mais difíceis que em muitas outras pistas: primeiro porque é o traçado mais longo do Mundial e esta é uma caminhada de sete quilómetros; e depois porque tem logo no seu início um «prémio da montanha», com a subida do Raidillon que tem 16% de inclinação!

Na Ferrari, Vettel fez-se acompanhar também por Gutierrez, piloto de reserva, e o director-técnico, James Allison, enquanto na Force India foram poucos os elementos que acompanharam Sergio Perez. Já a equipa Lotus fez a volta em conjunto, com Grosjean e Maldonado agrupados, Bottas deixou-se encantar pela beleza do local publicando uma foto no seu Twitter… e Alonso fez uma caminhada solitária quase digna de um ermita!

Partilhar Notícia.