F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Red Bull ataca Mercedes por causa dos testes de pré-temporada de 2017

Os testes de pré-temporada para a crucial preparação dos novos carros para o Mundial de 2017 está, pelos vistos, a desencadear uma pequena «guerra» entre a Red Bull e a Mercedes, com recados fortes por parte de Christian Horner. Isto por causa da pressão que os campeões do Mundo continuam a fazer (aproveitando o interesse confesso da Pirelli) para que esses testes sejam feitos no Bahrain e não em Barcelona, como já estaria acertado.

Dizendo que a Red Bull não teria grandes problemas em ir testar o novo carro ao Bahrain, Horner recorda que, nessa altura do ano – os testes estão aprazados para 27 de Fevereiro a 2 de Março e 7 a 10 de Março –, a maior parte das equipas atravessa um período de dificuldades financeiras. «É uma fase em que, tradicionalmente, 65 a 75% da grelha sofre com as economias. Acho que é financeiramente irresponsável estar a mais de hora e meia da sede, numa fase em que estamos a desenvolver um novo conceito de monolugar e quando em Espanha as temperaturas já começam a subir».

A Pirelli sempre disse que gostaria que os testes fossem feitos no Bahrain ou noutro país do Médio Oriente, de forma a poderem rodar sob o mesmo calor que irão encontrar ao longo de quase todo o ano, de forma a poder desenvolver melhor os novos pneus. E a Mercedes aproveitou a «boleia» para, depois de as equipas terem concordado em fazer os testes em Barcelona, começar também a fazer pressão pela posição da Pirelli…

O director da Red Bull não recusa, contudo, liminarmente esta hipótese. Tem até a solução ideal… «A menos que haja uma enorme ajuda económica, a menos que a Mercedes pague o transporte de todas as equipas para o Bahrain (o que não me parece que vá suceder), creio que é um pouco irresponsável estar a pressionar as equipas para fazer esses testes».

Os regulamentos da FIA obrigam ao acordo da maioria das equipas e da FIA para que seja possível fazer os testes fora da Europa. Quanto aos argumentos da Pirelli, Horner recorda as três sessões de testes que haverá, no final deste ano, no Abu Dhabi: «Já vamos testar os pneus em três testes, o último dos quais colectivo. E os pneus para as primeiras corridas serão decididos após esse teste, não vejo qual a necessidade de desperdiçar esse dinheiro todo».

Partilhar Notícia.