F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Red Bull recupera cúpula protectora em vidro e tem o apoio da Williams

Agora que a discussão em torno da protecção dos habitáculos parecia estar concentrada no ser a favor ou contra a estrutura em halo experimentada pela Ferrari em Barcelona e prometida para 2017, eis que uma terceira via toma forma, com a Red Bull a insistir numa protecção tipo «bolha» de vidro semelhante à dos aviões militares. Que já ganhou o apoio da directora da Williams, Claire Williams.

«A Red Bull vai propor um outro tipo de cúpula transparente que acreditamos ser uma opção mais segura que a estrutura em halo», revelou o director da equipa, Christian Horner. «Terá de ser testada, o que esperamos que seja feito rapidamente. Apresentámos o projecto seguindo as exigências da FIA e penso que é uma solução viável. Até mesmo para 2017». Os primeiros testes efectuados pela FIA mostraram que a polémica estrutura em halo supera, no balanço dos prós e contras, as cúpulas transparentes.

Mas Claire Williams já veio apoiar a proposta da Red Bull, mesmo tendo aprovado a estrutura experimentada pela Ferrari. «Na verdade gosto mais do conceito de avião-caça da Red Bull. Se vamos ter estes novos monolugares que supostamente deverão ter um ar futurista, ponham uma coisas dessas, será mais entusiasmante! Mas, aí, claro que teremos de nos preocupar com a água, a condensação e vários outros problemas».

«Há todo um trabalho a fazer e ainda estamos numa fase muito prematura. Vi ambas as propostas, sei que ainda estão na fase de protótipos e em estudo no Instituto FIA», referiu Claire Williams que assume querer, acima de tudo, melhorar a protecção dos pilotos: «O mais importante é encontrarmos o dispositivo que dê maior segurança aos pilotos e até isso ser determinado, eu apoio qualquer que seja o conceito que dê melhores resultados».

Partilhar Notícia.