F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

«Regras para 2017 estão todas erradas!», avisa engenheiro da Mercedes

Do pouco que já se sabe, os regulamentos que estão a ser preparados para 2017 para o que será uma nova e mais excitante Fórmula 1, com carros muito mais rápidos… estão totalmente errados e só dificultarão as ultrapassagens! Esta é, pelo menos, a opinião de Aldo Costa, director de engenharia da Mercedes que se tem batido nas reuniões com a FIA e com responsáveis técnicos de outras equipas por uma reavaliação do que realmente se pretende.

«Temos estas novas regras mas há muitas coisas nelas que estão erradas na nossa opinião e é preciso dizê-lo já claramente», referiu Costa ao semanário britânico «Autosport». «Enquanto engenheiros, penso que já fizemos muito para que os carros consigam ultrapassar, com as anteriores e as actuais regras. Mas optando por um carro que tem um enorme apoio aerodinâmico e uma forma muito complexa, na nossa opinião isso só tornará as ultrapassagens mais difíceis. Esse é o nosso receio».

Aquele responsável da Mercedes, há longos anos na Fórmula 1, realça que «a discussão continua aberta com a FIA», mas dá a sua opinião: «Penso que deveríamos apostar mais em formas de aumentar a capacidade de tracção, a aderência mecânica do que um exercício puro de aerodinâmica».

Aldo Costa chama ainda a atenção para o enorme desafio que as equipas têm pela frente, com dois projectos em paralelo: construção e evolução do carro de 2016; e avaliação e projecto dos novos monolugares para 2017. «Vai ser muito difícil combinar os dois programas, exigirá enorme esforço de organização da nossa parte. Mas, por outro lado, é uma oportunidade fantástica para a nossa organização mostrar a sua força!».

Partilhar Notícia.