F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Responsáveis da pista do Algarve foram ver quanto custa a Fórmula 1!

E eis que, de repente, a tarde fica marcada pela notícia, vinda de fora, de que responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) estariam em contacto com a Liberty Media para procurarem saber em que condições o Mundial de Fórmula 1 poderia regressar a Portugal!

Ainda há três dias dávamos conta das intenções dos novos donos da parte comercial da F1 em alargarem o calendário do Mundial, a partir de 2019, para mais de 21 corridas, procurando recuperar algumas provas tradicionais europeias. Ora, com os regressos de Alemanha e França já confirmados para o próximo ano, já só faltam recuperar S. Marino e Portugal (eventualmente Suécia) para todas as corridas com maior renome da Europa estarem de volta ao Mundial.

A notícia dos contactos entre os responsáveis do AIA e elementos da Liberty Media partiu do site «Motorsport» – dado como muito próximo da empresa que detém agora os direitos comerciais da F1… –, o que vem confirmar que terá havido, de facto, uma reunião. Poderá, contudo, ter sido apenas um encontro exploratório, procurando saber condições para o ressurgimento do G.P. de Portugal de F1.

Neste momento, a pista algarvia detém a homologação FIA necessária para receber provas de Fórmula 1, dispondo de capacidade para cem mil espectadores e todas as infrastestruturas necessárias, nomeadamente um «paddock» de grandes dimensões para receber toda a parafernália de que as equipas se fazem acompanhar.

O maior problema poderá ser o preço pedido pela Liberty Media para que o país possa receber, de novo, a Fórmula 1 e que deverá rondar os 25 a 30 milhões de euros. Um investimento problemático nem tanto pela dimensão da verba, já que o retorno, tanto directo (nos gastos das equipas e espectadores) como indirecto (a exposição mediática e promoção do País) supera muito essa verba. O problema é que esse retorno raramente «cai no bolso» de quem despendeu a verba…

Como devemos encarar esta notícia (que não conseguimos confirmar com nenhum representante do AIA…), veiculada por um site bem colocado junto da Liberty Media? Como negociações numa fase muito inicial, contactos exploratórios para estudar as possibilidades de haver um G.P. de Portugal de F1 em Portimão. Ou seja, não embandeiremos em arco e deixemos as coisas fluírem com calma e paciência… Porque terá sempre de haver um fortíssimo apoio político para que o regresso da F1 seja possível e a verdade é que, por muito boas que as recentes notícias económicas possam ser, não sabemos até que ponto será muito popular anunciar um investimento avultado para receber uma corrida de automóveis…

Isto é analisar o tema de forma pragmática, embora o nosso desejo seja, obviamente, que o regresso do G.P. de Portugal seja uma realidade! A F1 já rodou por diversas vezes em Portimão e ainda na passada semana a jovem promessa da McLaren, Lando Norris, ali rodou com um F1. E também, há alguns meses, a Mercedes esteve em Portimão para fazer um teste com pilotos jovens. Em Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009 várias equipas estiveram em testes na pista algarvia.

Partilhar Notícia.