F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Japão – Rosberg bateu Hamilton… em apenas meio combate

Nico Rosberg obteve a segunda «pole position» do ano, ao ser o mais rápido na qualificação para o G.P. do Japão, batendo o colega de equipa, Lewis Hamilton, por apenas sete centésimos de segundo! A Mercedes reencontrou, como se esperava, a boa forma, bem como a Williams, com Bottas a bater Vettel que viu confirmar-se a sua previsão de que os Ferrari não estariam tão fortes na pista nipónica.

Foi uma pena o tão esperado duelo entre os dois homens da Mercedes ficar reduzido a apenas «meia» luta, mas uma violenta saída de Daniil Kvyat (Red Bull) nos minutos finais frustrou as segundas tentativas de todos os pilotos. Ou seja, Rosberg aproveitou ao máximo a primeira oportunidade que teve e «facturou» com isso. Por outro lado, a Mercedes mostrou que tudo voltou ao normal e que, definitivamente, não foram as pressões dos pneus que causaram o «apagão» de Singapura: também no Japão a Pirelli impôs pressões mínimas 2 psi superiores às do ano passado e os campeões do Mundo continuaram muito à frente dos rivais…

A primeira parte da qualificação «acabou» cedo demais quando o Toro Rosso de Max Verstappen ficou parado a poucos minutos do fim – «algo de origem eléctrica, o carro desligou-se de repente…» –, frustrando as tentativas de melhoria de Button, Nasr, Ericsson e a única volta lançada de Rossi. O holandês já estava com a passagem à fase seguinte garantida, mas também ficou certo de que não rodaria na segunda parte, pelo que o 15.º lugar na qualificação seria seu… Button estava insatisfeito com a sua equipa que cometeu mais um erro básico, não o avisando claramente sobre o modo do motor a usar…

Já na segunda parte da qualificação não houve surpresas de maior… Alonso foi o mais lento dizendo aos seus engenheiros: «Não sou capaz de muito mais que isto». A pista foi ficando mais rápida e, mesmo no final dessa fase, Grosjean conseguiu entrar nos dez primeiros, despromovendo Hulkenberg para um 11.º lugar que, na verdade, será 14.º na grelha.

Os dois emocionantes duelos que se aguardavam para a fase decisiva da qualificação… ficaram reduzidos a um por causa da bandeira vermelha que encurtou a sessão. E com o primeiro jogo de pneus (que seria o único…), Rosberg bateu Hamilton por apenas sete centésimos, deixando logo evidente que a superioridade dos Mercedes tinha regressado, com a concorrência (Bottas) a quatro décimos. O campeão do Mundo cometeu dois pequenos erros, mas o alemão também não teve uma volta perfeita, pelo que se aguardava com enorme expectativa o último «braço-de-ferro»!

Estavam a começar as derradeiras tentativas quando Kvyat (na sua única volta), a liderar o «pelotão», teve violentíssima saída que deixou o Red Bull em muito mau estado. «Fui à relva na saída da curva», explicou o russo à equipa, depois de garantir que estava bem. A Red Bull terá muito trabalho para garantir que tudo estará bem com aquele chassis e que não terá de reconstruir o carro, o que implicaria largar das «boxes». Mas é muito provável que a caixa de velocidades tenha de ser trocada, com a respectiva penalização… «Foi um erro de estreante… Dói-me mais a decepção que o corpo», diria.

Os Williams mostraram-se em óptima forma, como seria de esperar quando se volta a pistas de alta velocidade. Pelo contrário, os Ferrari voltaram para os sete décimos de distância em relação aos Mercedes que tem sido normal neste tipo de circuitos. Mas não se deve afastá-los já da corrida, porque o asfalto de Suzuka é extremamente castigador para os pneus e a Scuderia trabalhou muito nas condições de corrida durante a única sessão de treinos livres com piso seco. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.32,584
2.º Lewis Hamilton Mercedes 1.32,660
3.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.33,024
4.º Sebastian Vettel Ferrari 1.33,245
5.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.33,337
6.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.33,347
7.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.33,497
8.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.33,,967
9.º Sergio Perez Force India/Mercedes s/tempo
10.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault s/tempo
11.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.34,390
12.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.34,453
13.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.34,497
14.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.34,785
15.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault s/tempo
16.º Jenson Button McLaren/Honda 1.35,664
17.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.35,760
18.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.38,783
Marcus Ericsson McLaren/Honda s/tempo
Alexander Rossi Manor Marussia/Ferrari s/tempo

A corrida começa amanhã às 6 horas de Portugal Continental. Em relação aos tempos da qualificação, sabe-se, desde Singapura, que Hulkenberg baixa três lugares na grelha, penalizado pelo acidente com Massa. E Rossi terá de ter autorização dos Comissários para poder alinhar, já que não rodou na qualificação e o seu tempo nos treinos livres estava fora da regra dos 107%, o que não sucedeu com Ericsson.

E atenção que as previsões alteraram-se um pouco e haverá aguaceiros dispersos a rondar a região onde se encontra a majestosa pista de Suzuka!

Partilhar Notícia.