F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Sabia que já houve um G.P. da Rússia… há mais de 100 anos?!

O G.P. da Rússia é das provas mais recentes do Mundial de F1, tendo tido a sua primeira edição em 2014, ao estrear a pista desenhada em Sochi, em torno das instalações construídas para os Jogos Olímpicos de Inverno desse ano. O que é um facto pouco conhecido é que essa primeira prova russa de F1 se realizou precisamente… 100 anos depois do último de dois Grandes Prémios da Rússia, realizados em 1913 e 1914!

Aliás, foi nos arredores de São Petersburgo, em 1898 (na altura a capital do império russo), que se realizou uma das primeiras corridas de automóveis em todo o mundo… Havia, pois, uma tradição de desporto automóvel, numa região de grande riqueza. E foi em 1913 que se decidiu organizar um Grande Prémio, coisa de enorme importância pois, na altura, só existiam outras duas provas na Europa com aquela designação, o de França em Le Mans e o do ACF (também em França), em Amiens.

O Automóvel Clube de São Petersburgo arranjou um traçado nos arredores da cidade, feito em estradas públicas e com uma extensão de cerca de… 30 km, a percorrer por sete vezes. A 7 de Junho de 1913, com partidas de minuto a minuto, 18 participantes lançaram-se ao caminho no primeiro G.P. da Rússia, debaixo de chuva que tornou parte das estradas de difícil transposição… Mesmo assim, o russo Georgy Suvorin, num Benz 29/60 PS, venceu em 2.23.54,6 h, à média de 125,7 km/h! E bateu o compatriota Ivan Ivanov, num Russo-Baltique S24/58, por 2.56 m.

No ano seguinte, a prova de São Petersburgo passou para 31 de Maio mas ficou demasiado próxima, no calendário, da do Grande Prémio do ACF, naquele ano em Lyon, a 4 de Julho. Daí que muitas equipas oficiais tenham declinado os convites para estarem presentes numa prova que já era reconhecida internacionalmente, ficando com apenas 12 concorrentes. A vitória coube a Willy Schöll que, como se esperava, dominou por completo no seu Benz 55/150 HP, com motor de… 15 litros! E que, sem chuva, tirou mais de meia hora ao tempo do ano anterior, acabando a prova em 1.48.32,2 h, à média de 166 km/h!

Nesse mesmo ano rebentaria a I Guerra Mundial e, em 1917, aconteceria a Revolução Russa que levaria à formação da União Soviética, à mudança de nome de São Petersburgo para Leninegrado (até 1991) e ao fim dos Grandes Prémios… Por coincidência, os dois Grandes Prémios da Rússia foram ganhos por dois Benz, marca que, em 1925, se uniu à Daimler para começar a vender os… Mercedes-Benz. E, no recomeço dos Grandes Prémios da Rússia, a Mercedes-Benz triunfou nas primeiras três edições!

Partilhar Notícia.