F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Saiba como voltou a McLaren às vitórias no G.P. do Canadá!

A McLaren obteve, no circuito de Gilles Villeneuve, a sua primeira vitória de há longo tempo a esta parte! Bem… Não foi precisamente no circuito e, já sabemos, as más-línguas dirão que bastou ser uma competição sem… motores para a equipa regressar aos sucessos. Deixando isso de lado, foi a McLaren quem triunfou e com notável avanço no regresso da corrida das jangadas que chegou a ser uma tradição do G.P. do Canadá nos anos 80 e 90 e que a Liberty Media e os promotores da prova canadiana – a comemorar os 50 anos de F1 naquele país! – em boa hora decidiram recuperar!

Claro que, por trás desta ideia, esteve também a Red Bull, sempre pronta a promover e a tirar partido destas acções mais «out of the box». E praticamente todas as equipas participaram, com excepção das mui importantes Mercedes e Ferrari, mas também a Force India. Em compensação, houve uma jangada da FIA, uma da Liberty Media com o próprio Sean Bratches – vice-presidente para a parte comercial – a «capitanear» e, à última hora, até apareceu uma jangada com fãs que acabou liderada por Ross Brawn, também vice-presidente da Liberty Media, mas para o lado técnico e desportivo.

jan2jan4jan1

Ao contrário do que acontecia nos «bons velhos tempos», em que cada equipa construía a sua jangada com as peças que arranjasse na respectiva garagem, nesta regata dos tempos modernos estava tudo mais organizado. Havia flutuadores, paletes e remos à disposição (mais algumas bisnagas para animar!...) e cada equipa tinha 45 minutos para construir uma jangada para fazer um percurso em que teria de contornar uma bóia. Na equipa da Red Bull, Christian Horner foi o «capitão» e abusou da bisnaga em toda a gente…

Num espírito como já não se sabia que ainda existia na F1, em grande confraternização entre as equipas e numa enorme brincadeira, a parte mais séria foi a largada dada, claro, por Charlie Whiting, a obrigar a um recomeço… por falsa partida! Depois, a McLaren destacou-se de imediato no topo da pista de remo, por trás da curva 1 do circuito, com todas as jangadas a terem de passar por duas vezes sob uma parede de água formada pelos bombeiros de Montreal, para que todos ficassem bem encharcados…

jan5jan6

A McLaren festejou um triunfo com boa vantagem, seguindo-se a Toro Rosso também com um 2.º lugar garantido com uma boa ponta final. Mais renhido foi o último lugar do pódio, com a Sauber a bater a Haas por muito pouco, apesar de ser acusada de ter desrespeitado os limites da pista… Uma festa fabulosa com a promessa de continuar no próximo ano e até de ser repetida noutras pistas que o permitam, numa era que se respira mais alegria e abertura no «paddock» da Fórmula 1, começando pela disponibilidade de os próprios donos se divertirem e molharem juntamente com todos os outros envolvidos!

jan7jan8

Partilhar Notícia.