F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Sete títulos e… nunca lutaram entre si! Será desta um duelo Vettel-Hamilton?!

A corrida australiana e a vitória de Sebastian Vettel e da Ferrari abrem grandes perspectivas para algo a que, curiosamente, nunca a Fórmula 1 assistiu: um duelo directo entre o alemão e Lewis Hamilton pelo título mundial! Quando Vettel dominou a F1, na Red Bull, Hamilton nuca teve carro para o incomodar; e o alemão estava a estrear-se na Toro Rosso em 2008 ou teve carros menos competitivos nos outros anos em que o britânico se sagrou campeão. É incrível como, somando sete títulos nas últimas nove épocas… nunca lutaram um com o outro!

E hoje mostraram como irá ser tremenda a luta mas o enorme respeito que nutrem um pelo outro. Até porque será uma luta muito mais… desanuviada que nos últimos três anos, basta o facto de não serem colegas de equipa! Mas foi interessante seguir os discursos pós-corrida, com qualquer um deles em grandes… «salamaleques» ao outro, mesmo quando se tratou de discutir os momentos decisivos da corrida.

«Obviamente que também tive a sorte do Lewis ficar preso atrás do Max depois de trocar de pneus. E quando saí da ‘box’ e fiquei à frente deles, pude forçar durante duas voltas para ganhar um avanço que depois me permitiu controlar a corrida, porque o Max estava com pneus muito usados e travava o Lewis», disse Vettel, enquanto Hamilton retorquia com uns sinceros «parabéns ao Sebastian e à Ferrari pelo incrível trabalho que fizeram este fim-de-semana». O britânico não teve dúvidas em dar todo o mérito à vitória do seu rival na luta pelo título.

Mas foi disso mesmo que se falou na conferência pós-corrida, na possibilidade que parece evidente de, pela primeira vez, terem um confronto directo por um título. E o diálogo foi assim:

VETTEL – Tenho enorme respeito pelo Lewis, ele teve uma espantosa estreia aqui há dez anos. Ainda me lembro de uma manobra por fora que fez todos os outros parecerem um pouco tontos… Desde aí, desde o primeiro momento que provou ser muito rápido e talentoso, mas também muito trabalhador. Era uma questão de tempo até ser campeão do Mundo, o que tentei evitar a todo o custo no Brasil, com o meu Toro Rosso! Grandes memórias… mas não me lembro dos últimos dez anos. Raramente nos batemos directamente um com o outro, mas se eu tiver o mesmo resultado que tu tiveste naquele dia…

HAMILTON – … Mas eu vou atrás de ti!

VETTEL – Mas para resumir, tenho-lhe grande respeito. Já provou ser um dos melhores da F1 e adoraria que este ano fosse uma batalha equilibrada entre nós! Agora parece que temos máquinas iguais, só espero que continue assim, porque o mais divertido é podermos correr pelas vitórias e lutar com os melhores.

HAMILTON – Estou totalmente de acordo. Um enorme respeito pelo Sebastian e por tudo o que ele conseguiu na sua carreira. Tem sido um privilégio correr na mesma era que ele e agora parece chegar, finalmente, uma altura em que podemos entrar em competição directa. Gostava que os carros actuais permitissem que andássemos mais próximos mas o facto de termos ritmos muito semelhantes fará com que nos espere uma temporada muito dura! Vai ser física e mentalmente muito exigente mas, como o Sebastian disse, competir com os melhores é a essência da F1. E, no final, é isso que nos faz trabalhar ainda mais e elevar a nossa fasquia. Que é o que eu quero!

O mote está dado e esperemos que o equilíbrio verificado hoje entre Ferrari e Mercedes se mantenha. Porque a Fórmula 1 já merecia um verdadeiro despique entre Vettel e Hamilton!

Partilhar Notícia.