F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Singapura é das pistas mais duras para o físico dos pilotos

Os pilotos de Fórmula 1 enfrentam, este fim-de-semana, uma das corridas mais duras, do ponto-de-vista físico. «E felizmente que se realiza à noite porque se fosse de dia seria absolutamente insuportável!», comenta Romain Grosjean.

A humidade que se faz sentir nesta época em Singapura – altura das monções, em que é habitual caírem valentes cargas de água entre o fim da manhã e o meio da tarde – é elevadíssima o que, a juntar às temperaturas a rondar os 35 ºC durante o dia, tornariam a tarefa dos pilotos quase impossível numa pista tão tortuosa e numa corrida tão longa como a de Singapura. São, no fundo, as mesmas condições que deverão encontrar, dentro de duas semanas, na Malásia, outra das corridas mais difíceis do ano, embora aí a pista tenha duas longas rectas para repor a respiração e a corrida seja muito mais rápida.

O único ponto a favor dos pilotos na prova deste fim-de-semana é o facto de quase tudo (excepto aos primeiros minutos do primeiro treino livre) se passar à noite, quando se prevê que a temperatura já tenha caído para os 25 ºC. No entanto, a humidade continuará elevadíssima, sendo a maior dificuldade, dentro daqueles «cockpits» que, apesar de abertos, são também muito quentes.

Uma estatística já muito «repisada» em relação ao G.P. de Singapura diz-nos que, na corrida, os pilotos perdem, em média, três quilos, apesar de estarem constantemente a beber líquidos… que a certa altura já estão mais quentes que o próprio corpo! A desidratação é o pior inimigo dos pilotos que passam todo o fim-de-semana a beber o mais possível.

A pista de Singapura tem 23 curvas (é a que tem mais curvas de todo o Mundial) e apenas 49% é feita com acelerador a fundo. Além do calor e da forte humidade, a corrida é das mais longas, devido à baixa velocidade média do traçado, aproximando-se frequentemente do limite das duas horas. Daí imaginar-se a prova física por que vão passar os pilotos. E será normal vê-los, durante os treinos, a cada paragem nas «boxes» arranjarem todas as formas de se refrescarem, desde as simples ventoinhas até lhes despejarem alguns quilos de gelo seco no habitáculo!

Partilhar Notícia.