F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Testes de Barcelona começam com bons sinais da Ferrari

Por ser a primeira manhã de uma nova era na Fórmula 1, merece que façamos aqui algo que não é habitual nos testes, um relatório da primeira metade da sessão. Mas este é o primeiro dia e a curiosidade é enorme para ver os novos carros em pista e saber o que se está a passar em Barcelona… E as primeiras notícias fazem sorrir os «tifosi»!

Sebastian Vettel foi para o almoço a liderar os tempos, tendo percorrido uma distância superior à de um G.P. de Espanha, sem problemas de maior no Ferrari SF 70 H. Melhor ainda, confirma-se a esperada maior rapidez dos carros deste ano, mesmo que não seja claramente visível no cronómetro. Mas há um exercício fácil de fazer: há um ano, no final de oito dias de testes, a melhor marca fora de 1.22,8 com pneus ultramacios; Vettel chegou, logo na primeira manhã e com pneus médios, a 1.22,79… Dá para perceber facilmente o que nos espera, não é?

Quem também pode estar satisfeita é a Mercedes, com Valtteri Bottas a descobrir o seu novo carro (de novo com aquela asinha suplementar), sendo o piloto que mais rodou, com mais 17 voltas que Vettel! Bem merece o repouso da tarde, quando será rendido por Lewis Hamilton ao volante do W08 EQ Power+… É verdade que ficou longe da marca do alemão da Ferrari, em especial porque fez o seu tempo com pneus macios, mas esta ainda não é altura de comparar tempos que irão baixar muito.

Aquelas foram as equipas «papa-léguas», todas as outras rodaram bastante menos e Sergio Perez já mostrou algum potencial do Force India VJM10. Felipe Massa apareceu com o Williams equipado com uma pequena asa horizontal no fim da «barbatana de tubarão», tal como o Ferrari usa, e tudo indica que vamos ver mais coisas dessas, na procura de «acalmar» o ar que chega à asa traseira, agora numa posição mais baixa. McLaren e Toro Rosso também avaliam apêndices semelhantes no túnel de vento…

Desilusões da primeira manhã de testes: o Red Bull parou ao fim de quatro voltas, inicialmente a equipa explicou que se tratava apenas de um problema com um sensor, mas acabou a trocar a caixa de velocidades do RB13 de Ricciardo, ai as superstições!...; a Honda voltou a deixar a McLaren ficar mal com um problema de pressão de óleo que só deixou Alonso fazer uma volta! «Devido ao acesso delicado à bomba de óleo, a reparação vai demorar algumas horas», avisaram os técnicos da marca nipónica. Ontem, na sessão de filmagens, o McLaren MCL32 tinha andado sem problemas…

Vejamos os tempos obtidos, o número de voltas realizadas e os pneus utilizados (M para médios, S para macios) nesta primeira manhã de testes de 2017:

PosPilotoEquipaTempoVoltasPneus
1 S. Vettel Ferrari  1:22.791  62  M
2 V. Bottas Mercedes  1:23.169  79  S
3 S. Pérez Force India  1:23.709  39  S
4 F. Massa Williams  1:25.552  39  M
5 C. Sainz Toro Rosso  1:25.582  14 M
6 N. Hülkenberg Renault  1:26.319  22  M
7 K. Magnussen Haas  1:26.404  15 M
8 M. Ericsson Sauber  1:26.865  32  M
9 D. Ricciardo Red Bull  1:28.712  4  M
10 F. Alonso McLaren  1

Os testes continuarão da parte da tarde, até às 17 horas de Portugal Continental e Madeira. Como referimos, Lewis Hamilton tomará o lugar de Valtteri Bottas na equipa Mercedes. Amanhã será ao contrário, guiando o britânico de manhã e o finlandês à tarde.

Partilhar Notícia.