F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Testes reduzidos em 2016… mas criado um novo em Janeiro só para pneus

Em 2016 não haverá testes a meio da temporada e as três sessões de Inverno, de preparação dos novos carros, serão reduzidas a duas, em Março, apenas em Barcelona. Em contrapartida, haverá um treino em Janeiro mas apenas para desenvolver os pneus de chuva da Pirelli.

Tudo em nome da redução de custos! Acaba-se com a tradicional abertura dos testes de Inverno em Jerez de la Frontera, ficando os preparativos da nova época reduzidos a duas sessões em Barcelona. Treinos que, em 2016, por a época só começar no início de Abril, só terão lugar em Março. Isso já se sabia. A novidade é que também os dois testes habitualmente realizados durante a época – este ano após os Grandes Prémios de Espanha e Áustria – foram riscados do programa, em nome da poupança.

Mas a principal novidade apurada este fim-de-semana é o teste de desenvolvimento de pneus de chuva e intermédios por que a Pirelli há tanto clamava. Tanto que uma tentativa feita, em 2012, em Jerez, com a pista molhada artificialmente, não tinha dado os resultados desejados. Agora foi marcada uma sessão de dois dias, para 25 e 26 de Janeiro, em Paul Ricard, pista com condições para ser artificialmente inundada se necessário for, mas só para carros de 2015.

«Um único carro bastava-nos para experimentarmos os pneus de chuva e os intermédios, mas convidámos todas as equipas para não beneficiarmos ninguém», explicou o director desportivo da Pirelli, Paul Hembery. «Os testes serão concentrados apenas nos pneus, está fora de questão serem aproveitados para experimentar evoluções mecânicas ou aerodinâmicas».

Partilhar Notícia.