F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Túnel de vento da Lola, berço de muitos F1, está à venda!

É uma das pérolas tecnológicas do famoso Lola Group e vai ser posta à venda: o avançado túnel de vento que tantos clientes têm servido, nomeadamente equipas de Fórmula 1, está no mercado, numa fase em que não deverão faltar compradores, de tal forma a aerodinâmica se tornou importante no desenvolvimento dos carros actuais, sendo ou não de competição.

O Lola Group (em que se integrava a Lola Cars) tornou-se mundialmente famoso ainda sob a liderança de Eric Broadley, ao fabricar carros de competição um pouco para todas as disciplinas que não envolvessem automóveis de série, fossem monolugares ou sport-protótipos. Em 1997, o Lola Group foi vendido por vários milhões de libras a Martin Birrane, entusiasta da competição, proprietário de várias pistas e ele próprio piloto.

Agora, contudo, Birrane deixou de estar envolvido na construção de automóveis de competição, pelo que não fazia sentido manter uma estrutura tão avançada e competente mas de manutenção e utilização sempre onerosa. Daí que tenha colocado à venda este túnel de vento que conta com tapete rolante, capacidade para receber maquetas até 50% do tamanho real dos automóveis a testar permitindo resultados muito fiáveis, além de soprar ventos até aos 235 km/h.

Daqui saíram carros fabricados pela Lola como muitos dos chassis bem-sucedidos nos IndyCars, mas também os 50 monolugares construído para o campeonato A1 GP, em que Portugal teve uma equipa, e vários protótipos para Le Mans. Foram também várias as equipas de F1 que aproveitaram estas instalações de qualidade comprovada e até empresas de fora do mundo da competição automóvel, como a Scania e… a Airbus!

«É importante para mim que o legado da Lola continue vivo e fico muito feliz com a contribuição que o moderno túnel de vento tem dado a algumas das mais avançadas organizações do Mundo – no desporto automóvel ou nos sectores automóvel, aeroespacial ou defesa», declarou Martin Birrane. «Vai iniciar-se um novo capítulo, mas quero garantir que continuará nas mãos certas».

Partilhar Notícia.