F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A grelha do G.P. de Itália com penalizações já de hoje (actualizada!)

Foram tantas e tão díspares as penalizações aplicadas neste G.P. de Itália que a grelha de partida pouco tem a ver com os resultados da qualificação. A bem dizer, só dois lugares se mantêm inalterados: o primeiro de Hamilton e o último de Grosjean! Todos os outros sofreram mexidas, começando logo pela «queda» dos Red Bull que tinham feito os 2.º e 3.º tempos.

Mas já hoje se soube que, se a chuva de ontem deu lugar a um céu limpo cheio de sol, a «chuva» de penalizações essa continua e o último afectado foi o belga Stoffel Vandoorne, a ter de mudar vários componentes do motor Honda do seu McLaren que lhe valerão 25 lugares de penalização na grelha! Vandoorne não tinha conseguido brilhar no Q3 como nos outros treinos devido a falta de potência e descobriu-se que havia uma falha num eixo dos sistema MGU-K.

Teoricamente, poderia mudar-se só esse componente sem penalização, mas a Honda considerou ser impossível fazer esse trabalho na grelha, única forma de respeitar as regras do parque fechado. Foi assim decidido montar no carro do belga o chamado motor «Spec 3.7» igual ao de Alonso, com novos V6, turbo, MGU-K e MGU-H, a que correspondem 25 lugares de penalização, fazendo com que Vandoorne largue de 18.º… E os Sauber, que não passaram do Q1, vão largar de 11.º e 12.º!

A grelha de partida para a corrida que se iniciará às 13 horas de Portugal Continental e Madeira (12 horas nos Açores) ficou, então, assim ordenada:

Pos Piloto Piloto Pos
01 L. Hamilton
L. Stroll 02
03 E. Ocon
V. Bottas 04
05 K. Räikkönen
S. Vettel 06
07 F. Massa
S. Pérez 08
09 D. Kvyat
K. Magnussen 10
11 M. Ericsson
P. Wehrlein 12
13 M. Verstappen
N. Hülkenberg 14
15 C. Sainz
D. Ricciardo 16
17 J. Palmer
S. Vandoorne 18
19 F. Alonso
R. Grosjean 20

Grosjean ficará a fechar o pelotão porque, para alinhar na prova de hoje, teve de receber autorização especial da FIA, por não ter cumprido a regra dos 107% do tempo mais rápido. Um mero pró-forma, pois o francês tinha feito todos os outros treinos e apenas se despistou logo após a primeira volta cronometrada mas, mesmo assim, o cumprimento do que está nas regras.

Partilhar Notícia.