F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Verstappen continua «voador» em Barcelona

Max Verstappen foi o mais rápido no segundo dia de testes de F1 em Barcelona, continuando a mostrar o elevado ritmo ao volante do Red Bull. Com pneus macios, conseguiu um tempo dois décimos superior ao que realizou na qualificação para o G.P. de Espanha, antes de se entregar, da parte da tarde, a séries mais longas de volta, acumulando quilómetros e começando a preparar as afinações para o G.P. do Mónaco.

Aliás, as configurações com maior carga aerodinâmica, antecipando o que irá ser usado nas estreitas ruas do Principado, foram muito exploradas por quase todas as equipas que ultrapassaram quase todas a centena de voltas. Com o bom tempo de Verstappen e as 122 voltas de Magnussen, o novo motor da Renault voltou a merecer uma boa nota.

Stoffel Vandoorne rodou bastante e até conseguiu um tempo um décimo acima do que Alonso conseguiu na qualificação, bom indicador para a evolução do McLaren/Honda. Esteban Gutierrez conseguiu, enfim, uma longa sessão de testes isenta de problemas com o Haas mas, quando arriscou «calçar» os pneus ultramacios que encontrará no Mónaco, não conseguiu melhorar o seu tempo… De facto, aqueles pneus não se adaptam ao asfalto abrasivo de Barcelona!

O dia começou com uma surpresa: a alteração do piloto nomeado pela Mercedes, que trocou o francês Esteban Ocon pelo alemão Pascal Wehrlein, o piloto da Manor mas ligado contratualmente à marca alemã. A razão apontada pela Mercedes foi a necessidade de um piloto mais experiente por estar a testar muitas peças novas. Mas logo houve quem pusesse a correr que a marca alemã queria evitar comparações com o novo motor Renault que Ocon testara no dia anterior…

O problema é que, tendo alinhado Rosberg no primeiro dia e Wehrlein no segundo, a Mercedes esgotou o «stock» de pilotos já com Grandes Prémios realizados para os quatro dias de testes ao longo da época: nestes quatro dias, só em dois podem rodar pilotos que já tenham alinhado pilotos com Grandes Prémios no currículo. Isso significa que, para os testes de Silverstone, a Mercedes terá de alinhar um ou dois jovens, tendo já anunciado que Esteban Ocon guiará na pista britânica.

A sessão de ontem foi interrompida por duas vezes, uma pelo Manor guiado por Jordan King (por ter deixado saído de pista e ter deixado muita gravilha na pista), outra por o motor Ferrari do Toro Rosso de Daniil Kvyat ter entregue a alma ao criador… Tempos do segundo dia de testes:

PosPilotoEquipaTempoVoltas
1 M. Verstappen Red Bull  1:23.267 118
2 S. Vandoorne McLaren  1:24.006 108
3 P. Wehrlein Mercedes  1:24.145 133
4 E. Gutiérrez Haas  1:24.592 105
5 A. Fuoco Ferrari  1:24.720 118
6 D. Kvyat Toro Rosso  1:24.737 116
7 A. Celis Jr Force India  1:25.016 103
8 K. Magnussen Renault Sport  1:25.133 122
9 F. Massa Williams  1:27.167 94
10 J. King Manor  1:27.615 91

Após estes treinos de Barcelona, haverá uma segunda sessão de testes oficiais durante o decorrer da época, após o G.P. de Grã-Bretanha, a 12 e 13 de Julho, em Silverstone.

Partilhar Notícia.