F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

40 anos depois, o «Yellow Teapot» está de volta… mas a sério!

Se o tempo tudo cura, os títulos então transformam os mais amargos desaires em divertidos episódios que não foram mais que as necessárias dores de crescimento. E foi com este «fair-play» que, na semana crucial da comemoração dos 40 anos da sua entrada na Fórmula 1, a Renault revisitou, de forma bem criativa e bem-disposta, uma alcunha a que, na altura, não terá achado grande piada…

Nas primeiras corridas, em 1977, quando ousou entrar com um motor com turbocompressor na F1, revolucionando a disciplina, os problemas iniciais fizeram as delícias das equipas tradicionais… De cada vez que o Renault aparecia envolto em fumo branco, esboçavam-se sorrisos sarcásticos nas «boxes», em especial entre as equipas britânicas. Até que o velho Ken Tyrrell acabaria mesmo por apelidar o Renault de… «chaleira amarela» («yellow tea pot»), mal sabendo que, poucos anos volvidos, estaria a bater à porta da Renault para pedir um daqueles motorzinhos para colocar na traseira dos seus carros!

Quatro décadas volvidas, com 11 títulos de Pilotos e 12 de Construtores (2 enquanto equipa, os outros como fornecedora de motores), a Renault olha para aquele episódio já com um distanciamento que lhe permite divertir-se, em especial porque obrigou toda a Fórmula 1 a seguir as suas pisadas! E é assim que assinala o 40.º aniversário na F1 lançando a verdadeira… chaleira amarela!

Com um «design» inspirado tanto no Renault RS01 (o seu primeiro monolugar) como no RS17 (o deste ano), o Yellow Teapot de 2017 está pintado com as mesmas cores do carro que está entregue a Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer. Conta, inclusive, com um aro que imita os arcos de protecção da cabeça do primeiro monolugar, à frente do que será a entrada de ar para o motor… Um «design» extremamente feliz de uma chaleira que, para já, não deverá ser posta à venda, servindo para equipar as cozinhas do restaurante do «Atelier Renault», nos Campos Elísios, em Paris.

Recorde-se que a primeira prova da Renault foi o G.P. da Grã-Bretanha, no dia 16 de Julho de 1977. Como há coincidências do diabo, na comemoração dos seus 40 anos na disciplina máxima do desporto automóvel, a equipa francesa irá disputar de novo o G.P. da Grã-Bretanha… a 16 de Julho!

Partilhar Notícia.