F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

A história do «apagão» que lançou o pânico na «boxe» da Haas

A equipa Haas teve um sobressalto no meio do último G.P. da Grã-Bretanha que chegou a espalhar o pânico entre a sua equipa técnica. Porque, se tudo na F1 é controlado por computadores, imagine-se o que é ficar quase dez voltas, em plena corrida… totalmente privado de energia!

«Tivemos um problema com o fornecimento de electricidade, apagou-se tudo…», contou Günther Steiner, director da equipa norte-americana. «Ficámos sem quaisquer dados, os engenheiros não tinham nada nos ecrãs, tudo se desligou. Isso fez-nos perder algum tempo pois, durante essa quebra de energia, o Esteban [Gutierrez] entrou nas ‘boxes’ para trocar de pneus mas ninguém o viu chegar porque não tínhamos quaisquer dados».

Porque não foi só os computadores que foram afectados pela falta de energia. «Deixámos de poder comunicar com os nossos pilotos e nem tínhamos as suas posições através dos GPS. Portanto nem sabíamos onde eles estavam na pista! Penso que ficámos entre 6 a 10 voltas sem electricidade e os engenheiros começaram a entrar em pânico pois não tinham quaisquer dados… Até que lá conseguimos restabelecer a corrente».

No final, uma passagem por Silverstone para esquecer, com Gutierrez em 16.º e Grosjean a abandonar ao fim de 17 voltas. E ainda um susto que contribuiu para o crescimento acelerado desta equipa norte-americana que tem vindo a marca o seu lugar no pelotão da F1 logo no ano de estreia pelo extremo profissionalismo com que actua.

Partilhar Notícia.