F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Agora é que a Ferrari desistiu de «perder tempo» com evoluções do carro deste ano

A Ferrari parece ter mesmo desistido do Mundial deste ano… Depois de alguns sinais encorajadores no Japão e de Maurizio Arrivabene ter vindo com um discurso positivo, de que não tinham abandonado ainda o desenvolvimento do SF16-H nem a luta pelo 2.º lugar no campeonato de Construtores, depois da actuação apagada e errónea de Austin já não há como esconder… E explicou que já não merece a pena perder tempo a desenvolver a aerodinâmica do carro deste ano, em busca de mais apoio.

«A pista americana exigia maior apoio aerodinâmico, mal se comparava com Suzuka», justificou Arrivabene que não considerou uma surpresa o abaixamento de forma exibido nos «States». «Em Suzuka demos um bom passo em frente e ficámos contentes. Mas as características da pista de Austin são totalmente diferentes, exigindo mais apoio aerodinâmico. E o nosso ritmo de corrida nem foi assim tão mau, comparado com o que fizemos nos treinos mas, infelizmente, não chegou para irmos ao pódio».

E foi aqui que Arrivabene deitou definitivamente a toalha ao chão na sua luta com a Red Bull, cuja desvantagem se situa agora em 53 pontos, a três provas do final do ano. Explicou o italiano: «É óbvio que sofremos mais em pistas que exigem maior apoio aerodinâmico. Mas se nos vamos agora preocupar com esse problema no carro deste ano estaremos a perder tempo nos desenvolvimentos para 2017. Por isso nos focámos mais em pistas de altas ‘performances’ como Suzuka porque aí conseguimos recolher dados que são úteis para o carro do próximo ano».

O director da Scuderia esclareceu ainda a razão para a paragem extra de Vettel, já perto do final do G.P. dos Estados Unidos, quando o alemão se queixava da instabilidade do Ferrari, provocada por algum problema na asa traseira: «Afinal era só um pedaço de borracha que se acumulara na asa e que a impedia de funcionar. Ele queixou-se, vimos que tinha espaço para o piloto que vinha atrás e dissemos-lhe para parar, limpar a asa e foi tudo». E ainda montou um jogo de supermacios, só para juntar mais uma volta mais rápida ao seu palmarés…

Partilhar Notícia.