F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alfa Romeo volta a aparecer ligada à Ferrari

À partida parece ser só um detalhe da decoração do Ferrari SF15-T, mas é um pormenor carregado de simbolismo histórico: na parte inferior da tampa do motor do novo Ferrari, a surpresa de encontrar dois autocolantes da Alfa Romeo, a marca mais desportiva da família Fiat, agora agrupada do grupo FCA, Fiat Chrysler Automobiles.

Em última análise, quase se pode dizer que a Alfa Romeo esteve na génese da Ferrari, como berço do espírito competitivo do lendário Enzo Ferrari. O «Commendatore» começou por ser piloto de competição e chegou a guiar para a equipa oficial da Alfa Romeo, antes de enveredar pela direcção da própria equipa da marca do trevo. Isto nos anos anteriores à II Guerra Mundial em que Scuderia Ferrari é uma equipa que alinha os carros da Alfa Romeo.

Depois do grande conflito, Enzo Ferrari começou a pensar em montar a sua própria marca, tirando partido da popularidade que o seu nome entretanto granjeara. Mas a ligação emocional com a Alfa Romeo ficou para sempre.

De tal forma que quando um dos seus carros venceu pela primeira vez uma corrida, batendo a equipa oficial da Alfa Romeo, Enzo Ferrari comentou que, alegria à parte, se sentia como se tivesse morto a mãe! Agora, ao fim destes anos todos, é a vez da Ferrari transportar o símbolo da Alfa Romeo.
Partilhar Notícia.