F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alonso já é estrela nos «States» e tem «treinador» de primeira para o teste privado

Fernando Alonso já está em… «modo Indy»! Teve este fim-de-semana o seu primeiro «banho de multidão» nos States, tendo atraído as atenções no Barber Park (Alabama), onde decorre neste final de tarde de domingo mais uma prova do campeonato, a última antes das 500 Milhas de Indianápolis. E além de se saber que fará um teste privado na pista de Indianápolis no dia 3 de Maio, soube-se também que terá o brasileiro Gil de Ferran, vencedor em 2003, como «coach».

Uma das grandes atracções do dia foi a primeira conferência de imprensa do espanhol (ladeado por Michael Andretti e Zak Brown), entre o «warm-up» e a corrida, já depois de se ter sentado no carro de Marco Andretti e de ter pousado com os cinco pilotos que serão os seus colegas na equipa Andretti Autosport: na foto, da esquerda, o também «rookie» Jack Harvey, Andretti, Alexander Rossi (vencedor em 2016), Ryan Hunter-Reay e Takuma Sato.

Aí Alonso assumiu toda a ideia por trás desta participação na «Indy 500»… embora não desta forma: «A minha ideia era seguir este sonho de conquistar a ‘Triple Crown’ [vencer o G.P. do Mónaco, Indianápolis e Le Mans] que até hoje só um piloto conseguiu [Graham Hill]. Foi mais uma ambição pessoal, pela minha forma de me dedicar a este desporto. Mas a minha primeira ideia até era competir em Le Mans, por não necessitar de tanto tempo de adaptação para um piloto de F1. A maior dificuldade para um piloto de F1 são mesmo as 500 Milhas, mas esta oportunidade surgiu e não podia deixar de a aproveitar!».

E prosseguiu: «Nunca pensei poder vir a Indianápolis antes de terminar a minha carreira na F1, mas poder fazê-lo agora é um sonho! Mas abordo esta estreia com um espírito muito aberto, tenho a consciência de que se a corrida fosse amanhã não estaria pronto porque não sei nada sobre correr em ovais e com estes carros. Mas vou preparar-me ao máximo para estar pronto no dia 28», garantiu, perante uma plateia recheada de jornalistas norte-americanos, curiosos pela sua aposta.

Está já definido que, logo após o G.P. da Rússia, Alonso estará de volta a Indianápolis onde, a 3 de Maio, terá um dia inteiro com a pista só para si! Será o seu primeiro teste com o Dallara/Honda, na grande «catedral» da velocidade, para a habituação inicial do que o esperará, a partir de 15 de Maio, na longa semana de treinos: sessões de seis horas diárias de segunda a sexta, e outro tanto no sábado, mas já a contar para a grelha de partida.

Ali reencontrará um velho rival das pistas de F1, Juan-Pablo Montoya, que se mostrou muito entusiasmado com esta aventura: «Se me dissessem que iria voltar a correr com o Fernando, juraria que seria na Resistência, nunca em Indianápolis… Mas vai ser fantástico!», comentou o colombiano que se estreou na F1 no mesmo ano de Alonso e também… persegue a «Triple Crown», com a vantagem de só lhe faltar a vitória em Le Mans! Montoya foi, aliás, dos poucos «rookies» a vencerem Indianápolis…

Quando perguntaram a Alonso como seria voltar a correr com Montoya (que voltará aos IndyCars apenas para Indianápolis), o espanhol teve uma das suas tiradas: «Não sei se ele estará na frente… Não, a sério, é fantástico correr com os melhores pilotos do Mundo e aqui não é só o Juan Pablo, há vários pilotos que conheço do passado que estou desejoso de reencontra. O Juan Pablo é um dos melhores e mais talentosos com quem já competi. Tenho visto algumas imagens ‘onboard’ dele para aprender e espero que possamos conversar porque é um dos melhores».

Montoya aprova a ideia do teste a solo na pista de Indianápolis. «É o melhor que pode fazer, um dia sozinho em pista, sem qualquer pressão, em que pode evoluir com calma». Mas deixa alguns avisos sobre o que irá Alonso estranhar nas 500 Milhas: «Primeiro nunca fez uma corrida tão longa e, depois, andar no tráfego. Vai ter de aprender e perceber como se anda no meio dos outros carros. Mas ele é um piloto fantástico, se tiver paciência durante a semana para evoluir aos poucos, vai chegar bem preparado».

Fernando Alonso pensa o mesmo! «Vou abordar esta estreia dia a dia, ver como as coisas vão evoluindo, o quanto gostarei da experiência e quão competitivo serei», disse o asturiano que terá a enorme experiência de Gil de Ferran (duas vezes campeão do IndyCars) para o auxiliar. «Os maiores desafios?... Será tudo! A corrida é tão diferente de tudo o que conheço, há o tráfego, o nível de ‘dowforce’, o ‘feeling’ do carro, andar num monolugar que não é simétrico nas rectas e travagens, a partida e os recomeços, as estratégias são diferentes... Mas estou com a melhor equipa para aprender essas lições e tenho um ‘coach’, o Gil de Ferran, para me ensinar tudo isso. Estaremos preparados!».

Inteligente como é, Fernando Alonso teve uma atitude de grande humildade, deixando a fasquia das expectativas não demasiado elevada… «Isto é algo de único, estou consciente disso e da dificuldade, mas se se adora o desporto automóvel tem de se arriscar! Tenho muito para aprender, são técnicas de pilotagem totalmente diferentes até a abordagem às provas é outra. Mas sinto um entusiasmo enorme, estou ansioso por começar, vou aprender do zero, acho que sou até menos que um ‘rookie’! Mas, acima de tudo, o que eu quero é desfrutar desta experiência!». Pois… Mas sem vitória não há «Triple Crown»!

Partilhar Notícia.