F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Alonso vai hoje lutar por um «lugar ao sol» nas 500 Milhas de Indianápolis

É hoje o primeiro grande dia de Fernando Alonso em Indianápolis com a jornada inicial de qualificações. E, como tinha prometido, o piloto espanhol parece chegar à discussão da grelha de partida para as 500 Milhas preparado e em excelentes condições, depois de ter feito o 4.º tempo na chamada «Fast Friday», o último dia de treinos em que se fazem as simulações da qualificação.

Alonso procurou, por fim, os seus limites e os do carro e fez uma volta à grande oval de cerca de 4 km à impressionante média de 373 km/h! O mais rápido foi o francês Sebastian Bourdai (375,1 km/h), seguido de Ryan Hunter-Reay (373,5), Takuma Sato (373,2), Alonso e Juan-Pablo Montoya (372,8 km/h) que foi o primeiro dos pilotos com motor Chevrolet. A «Fast Friday» é o dia em que os pilotos rodam com os seus carros na configuração de qualificação, cujas sessões decorrerão sábado e domingo. E segundo um sistema bem diferente do utilizado na F1.

Para começar foi ontem tirada à sorte a ordem em que os pilotos irão para a pista, com os carros de prova e os de reserva. No caso de Fernando Alonso, foi Zak Brown quem tirou as duas fichas de dentro de um velho capacete, ao jeito de qualquer quermesse de aldeia, ditando que o espanhol será o 8.º a rodar mas com o carro de reserva, sendo apenas o 33.º com o de prova.

Depois, cada piloto terá de fazer quatro voltas lançadas, contando a média das quatro voltas. Os 9 primeiros ficarão apurados para, no domingo, discutirem a «pole» e as posições na grelha até ao 9.º lugar. Os que ficarem abaixo de 9.º, terão os seus tempos apagados e discutirão, da mesma forma, no domingo, os lugares na grelha do 10.º ao 33.º lugar. Foi para este «exercício» que ontem já muita gente andou a guiar sozinha em pista, não recebendo por isso qualquer ajuda do «reboque aerodinâmico», como sucederá hoje nas quatro voltas que terão de cumprir.

Pelo que se tem visto, Alonso é um sério candidato à passagem à discussão pela «pole», pois esteve estes dias de treinos livres quase sempre no topo da tabela de tempos. E não se pense que foi fácil pois, este ano, está a andar-se mais depressa que nunca: 22 pilotos acima da barreira psicológica das 230 milhas por horas (370 km/h) e 18 mais rápidos que a «pole» de 2016!

Se passar, amanhã discutirá com outros oito pilotos o acesso à primeira linha da grelha das 500 Milhas de Indianápolis. E a quantidade de peripécias, aliada à rápida e magnífica adaptação à pilotagem nesta «super oval» tornam a possibilidade bem real! Resta dizer que se ontem a «Fast Friday» ficou sem duas horas e meia devido à passagem de uma tempestade, para hoje também está revista chuva forte, com 75% de probabilidade de ocorrer…

Partilhar Notícia.