F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Conheça em detalhe as principais novidades do Ferrari SF16-H

Apresentado que está o ambicioso SF16-H com que a Ferrari aponta aos dois títulos mundiais de Fórmula 1, em luta aberta e assumida com a Mercedes, olhemos em detalhe algumas das suas principais inovações. O nariz muito curto é a mais visível, ficando bem aquém do limite da asa dianteira, quando o SF15-T tinha dos bicos mais compridos dos monolugares do ano passado, ultrapassando largamente a asa.

«Isto é claramente diferente, o nível deste nariz está mais elevado e, portanto, o ar flui de forma diferente em relação ao ano passado, o que teve um impacto muito positivo em termos aerodinâmicos», referiu Simone Resta, responsável do projecto do chassis. Uma solução semelhante à utilizada no Toro Rosso de 2015 e que coloca maiores exigências a nível do «crash test» frontal.

«Após quatro anos com o sistema ‘pull-rod’, alterámos a suspensão dianteira para a configuração ‘push-rod’», prosseguiu Resta. No fundo, a configuração que sempre foi a mais comum na F1, tendo a Ferrari divergido em 2012 à procura de uma vantagem suplementar que… nunca apareceu. «O seu peso é melhor e é um passo em frente comparado com o carro do ano passado e os anteriores».

«Outro ponto importante são os pontões laterais, já que dispomos de radiadores diferentes e procurámos tirar vantagem desse sistema de arrefecimento», acrescentou Simone Resta, referindo-se à divisão em dois do grande «intercooler» que, em 2015, estava no centro da bancada de cilindros do V6, passando agora a ter dois radiadores, um por cima do depósito de combustível e outro num dos flancos.

Também a traseira do carro é mais estreita, buscando mais ganhos aerodinâmicos, com Simone Resta a contar: «O projecto deste carro começou há cerca de um ano e a sua direcção era muito, muito ambiciosa. Todos os componentes foram revistos e refeitos!».

Neste SF16-H muito se fala do motor e dos avanços feitos no grupo propulsor híbrido. Matteo Binotto, responsável por esta área, elucidou: «Comparativamente com a última temporada, trabalhámos em duas áreas. Primeiro na arquitectura de todo o grupo propulsor, procurando torna-lo mais compacto para ter um impacto positivo na aerodinâmica. Movemos todos os acessórios para que o carro fosse mais compacto e estreito».

Também no motor térmico houve grandes esforços: «Tentámos melhorar a combustão, as condutas de admissão e o turbo. Foram escolhas técnicas importantes e inovadoras que, comparado com o passado, significam grandes passos em frente», concluiu Binotto, sem querer entrar em comparações com os números (900 cv) já falados pela Mercedes. «Estes motores têm ainda uma margem grande de progressão».

Partilhar Notícia.