F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Dúvida da Mercedes leva FIA a limitar relação Ferrari com Haas

Maurizio Arrivabene diz-se confortável com a decisão da FIA quanto às dúvidas lançadas pela Mercedes em relação a um eventual aproveitamento da relação entre a Ferrari e a nova equipa Haas para a primeira contornar as limitações na utilização do túnel de vento e dos estudos computacionais de fluídos (CFD) para a melhoria aerodinâmica do seu carro. Depois de consultados, os comissários decidiram que, a partir de agora (e sem efeitos retroactivos) uma equipa não pode passar informações recolhidas dos estudos aerodinâmicos a outra.

A Mercedes procurou um esclarecimento, dada a relação publicamente assumida entre a Ferrari e a Haas F1 Team, equipa ainda não concorrente ao Mundial de F1 e, como tal, não obrigada a cumprir as regras em vigor. A desconfiança era, obviamente, que estando a Haas a desenvolver a aerodinâmica do seu carro no túnel de vento de Maranello que esse trabalho fosse também aproveitado em benefício da Ferrari que assim contornava o limite legal de 25 horas por semana. Diga-se que a Scuderia nunca foi acusada de fazer algo de ilegal mas sim de aproveitar uma certa ambiguidade do regulamento.

Além desta clarificação, a Mercedes (com o apoio de outras equipas) pediu também para que fosse esclarecido se o futuro carro da Haas iria usar alguma peça que faz parte de uma lista que, de acordo com o regulamento, é de construção obrigatória por cada escuderia. Nomeadamente a monocoque, célula de segurança, chão do carro, estruturas de impacto, asas, carroçaria ou difusor traseiro. Porque é isto que define uma equipa como Construtor, tornando-se elegível para participar no Mundial de F1…

«Sempre defendemos a transparência e, por isso, antes de começarmos a trabalhar com a Haas pedimos a aprovação da FIA e recebemo-la», explicou Arrivabene, director da Scuderia. «Uma das equipas pediu à Federação para clarificar alguns aspectos, com toda a legitimidade, a FIA fê-lo e tudo está bem». No entanto, é óbvio que, a partir de agora, o tipo de colaboração entre a Ferrari e a Haas terá de ser um pouco mais distante, em especial durante a temporada de 2016 já que, a partir do G.P. da Austrália, qualquer equipa poderá apresentar um protesto se achar que há demasiadas… «coincidências» entre os dois carros!

Partilhar Notícia.