F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Equipas vão começar 2017 a escolher pneus… «ao calhas»!

A Pirelli lançou um alerta às equipas de F1 para que se preparem para um início de temporada de 2017 eventualmente difícil: as escolhas de pneus para as primeiras corridas terão de ser feitas totalmente «às cegas», verdadeiramente… «ao calhas»!

Totalmente focadas no Mundial de 2016 que ainda agora começou, as equipas de Fórmula 1 vão lançando estudos relativamente aos carros de 2017 com a nova regulamentação técnica, em especial a parte aerodinâmica. Mas podem não estar atentas a tudo e, daí, a chamada de atenção do director desportivo da Pirelli, Paul Hembery. «Acho que as equipas ainda não perceberam bem quando é que vão ter de escolher os pneus e quando os irão ver pela primeira vez. Temos de os fazer com muito avanço, não poderá ser em Fevereiro. Portanto, teremos uma situação fantástica no início da próxima época».

A questão é que, por se tratar de corridas fora da Europa, as equipas têm de escolher os pneus a usar com 14 semanas de antecedência. Isso foi o que fizeram este ano, é verdade. Mas este ano as regras não se alteraram e, basicamente, os carros e os pneus eram os mesmos, apenas com algumas evoluções.

Em 2017 tanto carros como pneus serão totalmente novos e as equipas terão de fazer essa escolha muito antes de os seus carros estarem finalizados – muito menos testados… – e até antes de as especificações finais dos pneus estarem determinadas! «Enquanto as equipas só verão os pneus em Fevereiro, nos testes, o nosso prazo é no final de Novembro», diz Hembery. «Mas se não estivermos satisfeitos com o produto final poderemos pedir mais algum tempo».

Teremos, pois, um início de época de 2017 de… «navegação à vista» e a equipa que melhor e mais rapidamente se adaptar poderá conseguir uma vantagem decisiva para o resto da temporada!

Partilhar Notícia.