F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ferrari SF16-H é a «arma» para Vettel e Raikkonen atacarem a Mercedes!

Chama-se SF16-H e é o carro com que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen irão tentar, este ano, pôr um ponto final ao domínio da Mercedes no Mundial de Fórmula 1, recolocando a Ferrari na luta pelos títulos. Maurizio Arrivabene, director da Scuderia, assume o objectivo: «Se há um ano dissemos que o objectivo era conseguir três vitórias, o que alcançámos, este ano temos de apontar mais alto e isso só pode querer dizer lutar até ao final pelo título, embora saiba que não será fácil».

Tal como vinha sendo especulado, o SF16-H tem uma decoração com muito mais branco que nos últimos anos… o que alguns «tifosi» vêem como um mau augúrio: desde os anos setenta, com as conquistas de Niki Lauda, que nenhum Ferrari com muito branco na decoração conheceu grande sucesso em pista… Mas deixando as superstições de lado, o Ferrari SF16-H distingue-se por ter uma suspensão dianteira totalmente nova (sistema «push-rod», em vez do «pull-rod» usado nos últimos quatro anos), bem como um nariz muito curto.

«Estamos a mostrar-vos o que estivemos a fazer neste último ano e, acreditem ou não, hoje é a primeira vez que também nós o estamos a ver por inteiro, todo montado!», revelou o director-técnico, James Allison, que foi muito claro: «Desde 2013 que a Ferrari não estava ao nível de lutar pelo título a não ser… nos ‘pit stops’! Nem na aerodinâmica, nem na potência dos motores, nem na eficácia das suspensões. No ano passado demos um passo gigantesco e, com este carro, estou em crer que avançámos ainda mais».

Consta que, a nível do motor a Ferrari fez enormes evoluções, estando já a par dos 900 cv que a Mercedes fez questão de anunciar. Não houve, contudo, qualquer confirmação quanto a esses dados e apenas a revelação de que os grupos propulsores híbridos 1.6 turbo ainda estão longe do seu potencial máximo… «Desde o começo destas novas regras, em 2014, a velocidade de evolução dos motores tem sido muito rápida, mas há ainda margem grande de evolução, não estamos ainda no máximo desta regras», declarou Matias Binotto, responsável do departamento de motores

Chegará para bater os Mercedes? Pergunta tabu… «Vamos para as corridas para ganhar, mas respeitamos o valor dos nossos adversários, em especial os que venceram os últimos campeonatos, certamente que não ficaram a dormir ou a ver o que nós estaríamos a fazer», comentou Arrivabene que voltou a frisar: «Como sempre disse, paixão e humildade são o que nos move!». «É difícil fazer previsões em relação à Mercedes que fez dois carros fantásticos nos últimos anos. Mas nós temos gente muito talentosa em Maranello e este carro é um grande progresso em todas as áreas», acrescenta Allison.

O Ferrari SF16-H viajará agora para Barcelona onde, no domingo, deverá fazer uma sessão de filmagens, antes do começo dos testes na segunda-feira, com Sebastian Vettel ao volante. «Para começar o carro é lindo, mas teremos de o levar para a pista para nos podermos apaixonar por ele!», declarou o piloto alemão que se vê a lutar pelo campeonato do Mundo. «Claro que os objectivos são crescentes. Tivemos um ano fantástico em 2015 e, depois de sermos segundos, só falta mais um degrau que é o mais difícil de conseguir, mas é o que vamos tentar».

Também Kimi Raikkonen se mostrou esperançado em ter uma boa época. «É bom ver este novo carro, parece fantástico e dá-nos grandes expectativas. Espero que nos traga muitos sucessos!», declarou o finlandês, numa apresentação que terminou com todos os pilotos, Maurizio Arrivabene, James Allison, Matteo Binotto (motor) e Simone Resta (chassis) a assinarem directamente num ecrã a imagem do novo Ferrari SF16-H!

Partilhar Notícia.