F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ferrari em contra-relógio para construir um novo chassis para Vettel

A equipa de mecânicos e engenheiros da Ferrari no circuito de Austin teve ontem de fazer horas extraordinárias e começar o dia de hoje já em forte ritmo para terminar a tempo a montagem do novo chassis que Sebastian Vettel irá utilizar já no terceiro treino livre, qualificação e corrida. A decisão de construir um novo chassis foi tomada após o segundo treino livre, em que o alemão se queixou de um comportamento estranho do seu carro, sem que tivesse sido encontrado qualquer falha que o explicasse.

Vettel apenas fez onze voltas (nove cronometradas) na segunda sessão, tendo sofrido um despiste a alta velocidade na penúltima curva, mas sem danos por haver uma imensa escapatória. «Foi um erro meu, corri demasiados riscos e forcei cedo demais, pois a pista estava ainda muito escorregadia e perdi o controlo do carro na travagem», assumiu. Foi para a «boxe» onde o carro foi limpo e revisto, regressando à pista para estabelecer o que ficaria como o 3.º tempo. «O carro está rápido, acho que, por aí, não temos com que nos preocupar».

Contudo, quando ia começar a trabalhar para a corrida, os problemas começaram a aparecer. «Senti que algo não estava bem com o carro. Verificámos tudo várias vezes mas não encontrámos nada de anormal. Mas foi uma tarde bastante confusa…», resumiu Vettel. Perante esta situação, a Ferrari solicitou à FIA autorização para trocar de chassis – as equipas transportam sempre uma monocoque de reserva –, até porque as queixas de Vettel apontavam para algo que não funcionava na frente do habitáculo. A autorização foi, obviamente, concedida, como sucede sempre com estes pedidos até porque, no limite, pode estar em causa a segurança do carro.

A equipa começou de imediato a desmontar toda a mecânica do monolugar usado por Vettel no primeiro dia de treinos, para a recolocar na nova monocoque. No fundo, é desmontar um carro e montar outro, numa oficina improvisada – nestas provas fora da Europa não há o apoio das autênticas oficinas móveis que são os camiões das equipas – e num curto espaço de tempo. Porque o carro terá de ser submetido a uma nova verificação técnica por parte dos comissários da FIA antes de ser declarado apto a participar nos treinos livres que se iniciam às 17 horas de Portugal Continental e Madeira!

Partilhar Notícia.