F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Haas VF-16: histórias em torno da estreia mais esperada… com toque português!

A espera foi longa e não deu para aguentar mais o «bicho» dentro da garagem… O Haas VF-16, primeiro monolugar da nova equipa Haas F1 Team – o regresso de uma escuderia norte-americana à Fórmula 1 – «soltou-se» hoje para uma sessão de filmagens na pista de Barcelona, antes dos primeiros testes, a partir de amanhã! E foi assim que se deu a conhecer um dos carros mais aguardados deste ano, dadas as expectativas que a Haas tem vindo a criar, nomeadamente pela forte parceria técnica estabelecida com a Ferrari.

Aliás, a colaboração com a Scuderia é de tal forma estreita – além da compra de diversos componentes inclui a utilização do túnel de vento de Maranello – que ambas as equipas dividiram a pista catalã para as suas filmagens, num sinal de clara cumplicidade. O VF-16 começa por se destacar pela quase ausência de patrocínios, além do nome da Haas que é o maior fabricante de ferramentas e máquinas automatizadas da América do Norte, com vendas anuais na ordem dos mil milhões de dólares!

«A Haas Automation tem uma excelente reputação nos Estados Unidos e quero que essa reputação cresça a nível global e ligar o nosso nome à F1 é a melhor forma de aumentar o nosso negócio e fazer a nossa marca crescer a um nível ‘premium’ de marca global», justificou Gene Haas que ainda em Junho passado esteve no nosso país, para a inauguração do Haas Factory Outlet – Portugal, em Aveleda, perto do Porto. «Quando ouvimos o termo F1 sabemos exactamente o que significa, um campeonato global que envolve a tecnologia mais avançada e atrai os maiores talentos em engenharia e ‘design’», acrescentou.

Motorizado pela Ferrari, o Haas VF-16 aponta para a luta pelos pontos, ou seja, por um lugar no «top tem». «Marcar pontos é o objectivo deste carro», assume Günther Steiner, director da equipa. «Primeiro teremos de provar que somos capazes de competir e de terminar corridas, para sermos respeitados pelos fãs e pelas outras equipas. Mas depois queremos marcar pontos, é esse o nosso principal objectivo». Para isso, o Haas F1 Team conta com Romain Grosjean e Esteban Gutierrez, pilotos já experientes e rápidos.

Por fim, duas notas curiosas. A designação do chassis, VF-16, vem da primeira máquina automatizada construída e comercializada pela Haas Automation em 1988, designada por VF-1: ‘V’ de vertical por se tratar de uma furadora vertical, a que Gene Haas juntou a sigla F1 para significar «Very First One»… ainda mal sonhava envolver-se na F1!

Desilusão é a decoração do carro, mais um em tons de cinzento e vermelho, contrariando a entrevista dada por Gene Haas à revista italiana «Autosprint» há cerca de um ano, quando prometia: «Vejo tantos carros na grelha cinzentos ou prateados que, além de identificar visualmente a nossa equipa, ficaria bem interessante um belo amarelo!». Afinal, acabou por não fugir à decoração que achava banal na grelha de partida mas que, na verdade, são as cores da sua empresa…

Partilhar Notícia.