F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Honda poderá estrear o novo motor nos testes após o G.P. do Bahrain

A Honda está a trabalhar dia e noite para conseguir ter um exemplar da nova evolução do seu motor pronto a tempo para ser usado nos testes que se realizarão na próxima semana, na pista do Bahrain, nas terça e quarta-feira após o Grande Prémio. É em Sakura, base do departamento de competição da Honda no Japão que se trabalha a todo o gás para completar o novo motor V6 turbo que, segundo o responsável da marca para a F1, Yusuke Hasegawa, é o «calcanhar de Aquiles» do grupo propulsor.

Os testes do Bahrain serão os primeiros dos dois a realizar durante a temporada, estando os outros agendados para o Hungaroring, após o G.P. da Hungria, a 1 e 2 de Agosto e antes das férias da F1. Logo após o fim da temporada, a F1 terá mais dois dias de testes, na pista de Yas Marina onde disputou o G.P. do Abu Dhabi, a 28 e 29 de Novembro.

Há uma grande urgência em evoluir rapidamente, depois do pior começo de temporada da McLaren dos últimos 17 anos, com três abandonos em quatro possíveis resultados. Consta que a nova evolução do motor a combustão representa um significativo passo em frente, embora ainda não o suficiente para lutar pelos primeiros lugares. Mas, pelo menos, para que os McLaren deixem de ter menos 20 km/h de velocidade de ponta em rectas longas, como se viu na China…

Por os testes estarem tão limitados, seria fundamental poder experimentar essa nova versão no Bahrain, única possibilidade de a colocar a rodar. Quanto à sua estreia, Hasegawa não se quer comprometer: «Não queremos marcar uma data para a introdução desta evolução», disse. Contudo, se nos testes o motor se mostrar fiável e mais potente, até poderá ser estreado logo na corrida seguinte, na Rússia, ou seja, antes do inicialmente previsto que era Espanha.

Mas Hasegawa insiste que não há uma data específica para a estreia: «Assim poderemos fazer todas as mudanças que acharmos necessárias, porque este ano não há limites ao desenvolvimento. E assim que estiver pronto iremos usá-lo», referiu. Mas a McLaren tem pressa e a paciência de Fernando Alonso vai-se esgotando…

Partilhar Notícia.