F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Honda vai mesmo estrear evolução do motor com um novo turbocompressor

A Honda já decidiu e vai mesmo usar a nova evolução do seu motor no G.P. do Canadá, utilizando mais duas fichas de desenvolvimento para montar um novo turbocompressor no V6 térmico. Esta evolução estará disponível em ambos os McLaren de Jenson Button e Fernando Alonso.

Durante algum tempo, a marca nipónica esteve na dúvida se haveria de estrear já em Montreal esta evolução ou se seria melhor fazer mais alguns testes em banco de ensaios para validar as melhorias trazidas pelos novos componentes. Certamente que alguma pressão por parte da McLaren, mas também para coincidir com a introdução, por parte da gasolineira sua associada, a Mobil, de um novo combustível que deverá dar mais alguns cavalos.

Porque, ao contrário do que se possa pensar, este novo turbo que a Honda estreará não está feito a pensar num significativo aumento de potência mas na melhoria da eficiência de todo o grupo propulsor. Não esqueçamos de que há uma parte do sistema híbrido (MGU-H) que está directamente dependente do funcionamento do turbo e é a quantidade de energia disponível durante toda uma volta que a Honda quer aumentar.

Ou seja, espera-se que, no final, a unidade motriz nipónica ofereça mais alguns cavalos aos pilotos da McLaren graças a este novo turbo, mas eles não terão de vir, necessariamente, do motor térmico… Aliás, o V6 turbo da Honda sempre foi tido como dos melhores da F1, sendo o único problema do grupo propulsor a dificuldade em usar a energia que o sistema híbrido deveria, potencialmente, gerar. E é esse problema que os japoneses estão agora a tentar resolver.

A Honda demorou mais a tomar esta decisão porque tem vindo a pesar cuidadosamente o gasto das fichas de desenvolvimento ainda disponíveis. Ou seja, apenas quer usá-las caso isso lhe garanta progressos visíveis no cronómetro. Ora se decidiu usá-las agora, isso já nos deixa mais atentos para os tempos de Alonso e Button em Montreal!

Partilhar Notícia.