F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Jean Todt quer levar Vettel ao Tribunal da FIA pela colisão de Baku!

O caso do G.P. do Azerbaijão da colisão lateral entre o Ferrari e o Mercedes de Lewis Hamilton, provocada por Sebastian Vettel, poderá não estar ainda encerrado, para receio do piloto germânico… O ferrarista arrisca-se a ser chamado a comparecer perante o Tribunal Internacional da FIA para responder pelo seu acto na pista de Baku, segundo revelou a revista alemã «Auto Motor und Sport»!

A questão é que o presidente da FIA, Jean Todt, não terá ficado nada satisfeito com a penalização aplicada pelos Comissários Desportivos em serviço no G.P. do Azerbaijão, considerada pouco severa. Como aqui contámos, os Comissários chegaram a pensar desclassificar Vettel (mostrando-lhe a bandeira preta), mas não o fizeram com receio de uma interferência exagerada na luta pelo título.

Pois Jean Todt discorda da decisão, recorrendo-se de outro artigo do regulamento que pune mais duramente qualquer piloto que faça algo para denegrir a imagem da F1 ou da FIA (art.º 12.1.1. do Código Desportivo Internacional). E se o presidente da FIA ameaça o alemão com o Tribunal que lhe poderá aplicar desde uma elevada sanção financeira a uma suspensão por uma ou mais corridas, não é apenas pelo que se passou em Baku…

Na verdade, Vettel já deveria ter sido presente ao Tribunal Internacional da FIA na fase final da época passada, depois dos insultos que proferiu contra o director de prova, Charlie Whiting, nas últimas voltas do G.P. do México. Na altura, o alemão apresentou um pedido de desculpas por escrito que conseguiu fazer com que Jean Todt desistisse do procedimento disciplinar. Mas com este precedente, o presidente da FIA poderá não estar agora pelos ajustes… Veremos o que se irá passar nos próximos dias.

Para termos só uma ideia do que pode ser a mão pesada da FIA, recuemos a 1997 – ainda Jean Todt não era presidente, estando à frente da Ferrari –, a um outro episódio em que um piloto atirou propositadamente o seu carro contra outro. Não estamos a defender que os casos sejam comparáveis, este que abordaremos foi bastante mais grave por ser em plena corrida, a velocidade mais elevada e se estar a discutir um título…

Mas quem não se lembra do «embate» de Schumacher contra Villeneuve, em Jerez de la Frontera, em 97? Aí, o alemão foi considerado culpado de provocar propositadamente uma colisão, até ficou logo de fora da corrida e Villeneuve acabou mesmo por ser campeão. Mas a FIA teve mão pesada e retirou todos os pontos desse Mundial a Schumacher que, no seu palmarés, tem 0 pontos em 1997! Mais uma vez, não estamos a comparar os casos, mas apenas a dar o exemplo do que é a mão pesada da FIA quando considera que um piloto denegriu a imagem da F1…

Dito isto, a situação é deveras delicada. Porque se, por um lado, a reacção que Vettel teve é totalmente inaceitável e desculpá-la pode enviar uma mensagem errada para o resto da temporada, por outro, este campeonato está tão bom, tão disputado e a chamar tanta gente de volta à Fórmula 1 que um castigo mais severo ao alemão é algo perfeitamente dispensável até para a saúde da própria F1!

Partilhar Notícia.