F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Mais imagens promissoras, no último dia de testes dos pneus de 2017

A Mercedes termina hoje os três dias de testes em que trabalha para a Pirelli, no desenvolvimento dos pneus para 2017, continuando a trabalhar com Pascal Wehrlein, no circuito francês de Paul Ricard. A Ferrari, por seu turno, terminou ontem a sua segunda sessão de testes, com Sebastian Vettel a voltar a guiar o SF15 equipado com os pneus mais largos, desta feita em Barcelona.

Assim prossegue o trabalho da marca italiana no desenvolvimento dos pneus que, espera-se, permitirão que os monolugares do próximo ano possam curvar bastante mais depressa que os deste ano. Não só pela maior carga aerodinâmica mas também (e é para isso que servem estas experiências) pela maior superfície de borracha em contacto com o solo, aumentando em muito a capacidade de aderência mecânica e de tracção à saída das curvas.

Recorde-se que os pneus de 2017 terão mais 25% de superfície em contacto com o asfalto, com os dianteiros 60 mm mais largos (305/670-13 será a medida) e os traseiros 80 mm (405/670-13). Ou seja, mantêm-se as jantes de 13 polegadas e os pneus ganham ainda 10 mm em diâmetro. Visualmente, não há dúvida que também contribuem para um ar bastante mais agressivo dos monolugares, como se pode ver nestas imagens em que aparecem montados nos Mercedes W07 e Ferrari SF15 utilizados no Mundial do ano passado.

Ambas as equipas trabalharam nos pneus «slick» (piso seco), sabendo-se apenas que a Ferrari se concentrou exclusivamente nos compostos médios. No último dos dois dias da Ferrari, Sebastian Vettel – o alemão tem participado activamente neste desenvolvimento, não deixando nada ao acaso… – fez 156 voltas à pista de Barcelona que se juntaram às 111 feitas na véspera por Kimi Raikkonen! Já no Paul Ricard, Pascal Wehrlein fez 134 voltas no primeiro dia e 84 no segundo. Ou seja, a Pirelli já leva uns bons milhares de quilómetros de informações recolhidas com estes «slicks» a rodarem sob condições de bastante calor.

A próxima sessão de testes será dedicada (como a primeira, em Fiorano, com a Ferrari, a 1 e 2 de Agosto), ao desenvolvimento dos pneus de chuva. Será a 21 e 22 de Setembro, com a Mercedes a rodar de novo no circuito de Paul Ricard que tem a capacidade de poder ser encharcado artificialmente, no caso (provável…) de não chover.

Partilhar Notícia.