F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

McLaren arrisca-se a perder este ano mais de 40 milhões de euros!

Mais que a autêntica catástrofe no plano desportivo, a época de 2015 está à beira de se transformar numa das mais ruinosas da história da McLaren! A falta de resultados – e as perspectivas imediatas não apontam para o «salto miraculoso» de que a escuderia necessita… – poderá levá-la a perdas superiores a 40 milhões de euros, a comparação de 2015 para 2016!

Para começar, o prémio monetário recebido da FOM irá baixar substancialmente, já que o 5.º lugar alcançado em 2014 parece, de momento, pouco mais que uma miragem. A McLaren encontra-se, de momento, na 9.ª posição, lugar que, em 2014, valeu à Manor um prémio de 43 milhões de euros, menos 13 milhões do que equipa de Woking recebeu pelo 5.º posto. Claro que àquela verba a McLaren junta sempre mais 30 milhões de bónus acordado com a FOM, por ser uma das equipas históricas da F1.

Por outro lado, fala-se que os seus maiores patrocinadores actuais, a Johnny Walker e o Santander (que também apoia a Ferrari) poderão afastar-se da equipa no final do ano, abrindo mais um rombo de 27,4 milhões de euros, dos quais 23 são provenientes da marca de bebida alcoólica. E pensar que, em finais de 2013, a Johnny Walker tinha proposto a Ron Dennis tornar-se patrocinador principal da equipa (aparecendo associada ao nome a escuderia), pagando para isso 59 milhões anuais… que Dennis recusou por achar pouco para um «sponsor» principal!

É verdade que Ron Dennis defende que a época dos patrocinadores principais na F1 está a acabar, por não haver empresas dispostas a pagar o que é preciso para ter esse destaque nas equipas e nos carros. Mas a verdade é que a sua escuderia começa a ser das que mais dificuldades têm em encontrar o suporte financeiro necessário, em especial para uma operação da dimensão da da McLaren… E a Honda só poderá ajudar financeiramente até certo ponto!

Partilhar Notícia.