Dando largas à imaginação dos projectistas e «designers» do departamento McLaren Applied Technologies, a empresa de Ron Dennis surpreendeu com a visão do que poderá ser um carro de competição do futuro. Não sabemos bem se será correcto chamar-lhe «F1 do futuro» porque, basicamente, o McLaren MP4-X, que só existe virtualmente, desrespeita muitas das mais básicas regras técnicas da disciplina.
«Com o ‘concept’ futurista McLaren MP4-X quisemos espreitar o futuro e imaginar a arte do possível», justificou John Allert, um dos directores do McLaren Technology Group. Combinámos um certo número de ingredientes da F1 – velocidade, emoção e ‘performance’ – com os temas actualmente em discussão – como os ‘cockpits’ fechados para melhorar a segurança do piloto e as tecnologias híbridas».
Claro que este é um projecto sem quaisquer limitações regulamentares, o que permitiu libertar a imaginação por territórios interditos aos projectistas dos monolugares que competem no Mundial de F1. Por exemplo, o MP4-X tem um chassis que se adapta às diferentes exigências aerodinâmicas, tem rodas totalmente carenadas e, claro, tem uma cobertura do habitáculo translúcida.
Este será o ponto que maior discussão o MP4-X provocará, dado ser um tema que está na ordem do dia. A protecção é extremamente resistente aos impactos e tem capacidade fotocromática, de forma a escurecer quando o sol está demasiado forte, elevando-se o volante quando se abre para facilitar a extracção do piloto.
Outras «invenções» do MP4-X são os painéis solares que cobrem a carroçaria podendo fornecer energia aos diversos sistemas do carro ou dar um «boost» ao grupo propulsor híbrido. O efeito de solo também é recuperado neste protótipo virtual, com dois pronunciados túneis Venturi a percorrerem todo o chão do carro, de forma a colarem-no ao asfalto.
Ideia interessante para os «marketeers» é a substituição dos autocolantes dos patrocinadores por painéis que podem ir alterando a marca que exibem, adaptando-a até aos gostos dos telespectadores! Ou seja, o MP4-X encerra uma vasta panóplia de pistas por agora ainda apenas imaginárias mas que servirão de «guião» para pesquisar um futuro mais ou menos longínquo para uma F1 ainda mais excitante!