Os piores receios de Jenson Button confirmaram-se: os McLaren vão mesmo sair da última linha da grelha de partida do G.P. da Austrália, o que não há memória de acontecer! O britânico chegou a torcer pela participação… da Manor para não ficar nessa incómoda posição, mas a escuderia renascida das «cinzas» da Marussia acabou por não participar na qualificação.
Preocupante é o facto de os McLaren terem sido 5 s mais lentos que os Mercedes ou, pelo menos, mais de 3,5 s que os Williams e Ferrari! Button reconhece: «As coisas estão claramente difíceis para nós. Já tínhamos problemas nos testes e num Grande Prémio, com o tempo tão limitado, tudo fica ainda mais complicado».
Surpreendentemente, o britânico continua a achar que o MP4/30 é um excelente Fórmula 1… «Não era suposto ser competitivo já na Austrália, mas continuo com um bom ‘feeling’ no carro. A base está lá, a Honda continua a ganhar experiência e acho que vamos rapidamente subir alguns lugares». Não será, contudo, na corrida de Melbourne. «Vai ser difícil porque a verdade é que, este ano, ainda não conseguimos fazer a distância de uma corrida…».
Já o patrão da McLaren, Ron Dennis, tenta resguardar a sua equipa do que de mal se vai dizendo da associação com a Honda: «Os tempos falam por si… Estamos na base de uma enorme montanha que temos de escalar… Os sistemas que desenvolvemos são inovadores e bastante complexos mas, para já, não estão a funcionar correctamente. Temos um longo caminho pela frente e sabemos que vamos ser muto criticados na primeira fase da época. Mas confiamos nas capacidades da Honda e sabemos que chegaremos onde queremos».