F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Novidades de 2021: McLaren pondera construir o seu próprio motor

Está ainda em debate que tipo de motores utilizará a Fórmula 1 a partir de 2021, sendo que os acordos em vigor prevêem a utilização das actuais mecânicas V6 turbo híbridas até 2020, inclusive. Pretende-se que os novos motores sejam mais simples, mais baratos e igualmente potentes, mantendo uma componente híbrida, falando-se na possibilidade de um V6 biturbo com um simples sistema KERS de recuperação da energia de travagem, como já sucedia com os motores V8 2.4.

A ideia é, com motorizações mais baratas de conceber, construir e manter, atrair novos construtores e não será por acaso que Aston Martin, Lamborghini e Porsche (além de Ilmor e Cosworth) têm participado nas últimas reuniões em que as regras futuras têm sido discutidas. E, agora, até a McLaren encara a possibilidade de construir o seu próprio motor, a partir de 2021!

Não é uma notícia que possa ser uma enorme surpresa, afinal a McLaren Automotive constrói os motores dos seus superdesportivos, inclusive o do P1 que comercializou com mecânica híbrida. Ou seja, o «know-how» básico existe no grupo.

«Estamos curiosos para ver que motores utilizaremos na F1 em 2021, em função da regulamentação que será adoptada poderemos conceber o nosso próprio motor ou novos construtores poderão entrar na F1», comentou o director executivo da McLaren Racing, Zak Brown. Alguns rumores colocaram também a McLaren no caminho de um eventual regresso da Porsche à F1…

«Por agora, contudo, temos de nos concentrar nos três anos que ainda faltam», recordou Brown que ainda não conseguiu anunciar a solução para 2018, quando em Monza dizia que a decisão estava por horas ou poucos dias… «Creio que a paisagem da F1 vai mudar de forma muito positiva em 2021, com a possibilidade de orçamentos limitados, nova distribuição de prémios monetários pelas equipas e a introdução de um novo motor», concluiu Zak Brown.

Para já tem de definir o que fará no futuro imediato, se continua com a Honda, se consegue fazer negócio com a Renaulr e se consegue manter Fernando Alonso. Porque até 2021 ainda faltam três épocas completas em que a falta de resultados pode colocar em causa todo o planeamento e futuro da equipa…

Partilhar Notícia.