F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Penalização de 105 lugares na grelha?! Festejemos com um bolo!!

«Merecíamos um bolo ou algo para comemorar! Isto deve ser um recorde mundial!». Foi no meio de risos e com grande humor que Fernando Alonso reagiu à notícia que, teoricamente, a McLaren teria sido punida num total de 105 lugares na grelha de partida, devido à dupla troca de motores efectua em ambos os carros: 55 lugares pela troca no seu, mais 50 pela mudança no de Jenson Button.

Obviamente que aquelas contas deixaram de fazer qualquer sentido e só quem estiver interessado em colocar a F1 no ridículo as continua a fazer. Porque desde o G.P. da Áustria que foram anuladas as penalizações que não são possíveis de cumprir na própria grelha do Grande Prémio. Mas também é verdade que foi a própria F1 que, em mais uma das suas cenas de «para quê simplificar se podemos complicar» que inventou, no início da época, que se as penalizações não pudessem ser cumpridas na totalidade na grelha, o que sobrasse seria transformado em castigos durante a corrida, fosse um «stop and go» ou uma paragem mais demorada nas «boxes».

Felizmente que o bom sendo prevaleceu a partir da Áustria e essa aberração acabou. Por isso falar em 105 lugares de penalização… só mesmo para rir. «Pode ser 105 como outro número qualquer, não tem qualquer significado, o que interessa é que partirmos do fim da grelha», comentou Button, pondo a nu o ridículo de quem, por vezes, faz algumas das regras olhando apenas para uma folha de cálculo, sem se lembrar do que se passa no mundo real. Mas que dá para fazer uma festa, por ser certamente um recorde do mundo, lá isso dá…

Partilhar Notícia.