F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli ameaçou abandonar a F1… e o plano de testes para 2017 foi aprovado!

Não há nada que um murro na mesa não resolva! E foi assim, com um sério ultimato de que abandonaria a Fórmula 1 no final deste ano se não visse a solução resolvida até às quatro da tarde de hoje que a Pirelli conseguiu que a Comissão da Fórmula 1, bem como o Grupo Estratégico aprovassem por unanimidade a alteração às regras dos testes para permitirem mais tempo de pista à marca italiana para preparar os pneus de 2017!

O assunto arrastava-se há meses e Paul Hembery, director desportivo da Pirelli, já vinha avisando que se estavam a atingir todos os prazos para iniciar o desenvolvimento dos pneus para o próximo ano, mais largos e obrigados a resistirem a maiores cargas laterais e exigências térmicas. O processo estava travado porque o desejo da Pirelli de testar intensamente os novos produtos em pista chocava com as regras restritivas da FIA em relação aos testes.

À partida da China, Hembery deixara um ultimato em palavras aos jornalistas: «Se quando aterrar não tiver um e-mail a confirmar a aprovação dos testes ou outra notícia positiva hão-de ligar-me por causa de uma história diferente», deixando no ar a ameaça de abandono da F1 por parte da Pirelli. «Outros poderão abraçar o desafio, há muitas outras coisas para fazer na vida».

A verdade é que o murro na mesa parece ter resultado e a Pirelli viu mesmo aprovado o seu plano de testes que tinha sido acordado com as equipas, numa reunião realizada em Xangai. Assim, a Pirelli terá direito a uma vintena de dias de testes, inicialmente com um monolugar anterior a 2015, só para testar pneus com as dimensões actuais mas já com um novo tipo de construção.

No final de Julho deverá iniciar-se a segunda fase dos testes e será aí que cinco equipas deverão colaborar: Mercedes, Ferrari e Red Bull, mais duas a escolher do trio Williams, Force India e McLaren. Nessa altura, as equipas fornecerão um monolugar de 2015 mas com as suspensões modificadas, de forma a poderem ser montados pneus já com as dimensões a usar no próximo ano. Em 2017 a largura dos pneus dianteiros passará de 245 para 305 mm, enquanto a dos traseiros aumentará de 325 a 405 mm.

Partilhar Notícia.