F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Rodas de 13 ou 19 polegadas? Pirelli tem pressa em saber a decisão para 2017

Expirando o seu contrato de fornecimento de pneus à F1 no final de 2016, a Pirelli diz ter pressa em saber o que irá a FIA decidir em relação aos monolugares de 2017. Em especial depois da recente discussão quanto a torná-los mais espectaculares, com 1000 cv e pneus mais largos. A eterna discussão é se os F1 evoluirão das actuais jantes de 13 polegadas – que já nenhum carro de estrada usa… – para rodas maiores, com 18 ou 19 polegadas. E a Pirelli quer saber qual será a decisão antes de se comprometer com novo contrato de fornecimento à F1.

«Temos de perceber o que se pretende para 2017», explicou o director desportivo da Pirelli, Paul Hembery. «Quando se responde a um pedido de propostas temos de perceber o que nos é pedido. Se ignoramos eventuais alterações, como poderemos tomar decisões que nos custarão dinheiro? Fazê-lo seria uma certa negligência…».

E aclarou melhor a sua ideia: «Quando nos pedirem propostas, o que deverá suceder dentro de três meses, queremos saber o que irá ser decidido. Porque queremos fazer as coisas pelo bem do desporto. Quererão novos pneus para jantes de 19 polegadas ou ficam-se pelas actuais de 13 polegadas? Estamos dispostos a adaptar-nos, mas isso exige um grande trabalho de desenvolvimento de novos produtos e de planificação de testes».

Não deixa de ser curioso que Hembery fale na possibilidade das rodas de 19 polegadas depois de, em meados do ano passado, a Pirelli ter experimentado, num Lotus, rodas de 18 polegadas. Mas se a ideia é aproximar os pneus dos F1 do que se usa na estrada, então os verdadeiros desportivos até usam rodas maiores, de 20 ou 21 polegadas…

Partilhar Notícia.