F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pirelli diz que só com os pneus consegue ganhar 4 s/volta em 2017!

A Pirelli diz que consegue garantir um ganho de quatro segundos por volta apenas com o desenvolvimento dos seus pneus para os F1 de 2017. Recorde-se que o objectivo dos futuros regulamentos é fazer com que os F1 se tornem 5 a 6 s mais rápidos por volta o que, com esta promessa por parte do fornecedor de pneus, deixaria relativamente pouco trabalho para as equipas e construtores de motores…

«Se queremos monolugares mais rápidos, nós poderemos contribuir em larga medida», explicou Paul Hembery, nos seus últimos dias como responsável da competição da Pirelli. «Só com os pneus mais largos conseguiremos provavelmente ganhar dois segundos. E se nos permitirem fazer os testes correctos com os nossos pneus, poderemos ganhar mais dois segundos com os novos compostos de borracha que desenvolveremos».

Além de alterações aerodinâmicas e dos motores que deverão ter cerca de 1000 cv de potência, os regulamentos para 2017 prevêem também pneus mais largos, embora menos que o inicialmente previsto para não afectarem a parte aerodinâmica. A intenção da Pirelli parece ser boa, resta apenas saber se a essa melhoria de rapidez corresponde também um aumento da resistência dos pneus, pois terá pouco interesse ter pneus muito rápidos mas que aguentam apenas meia-dúzia de voltas…

«As equipas não terão, assim, necessidade de fazer muito para atingirem o objectivo dos cinco a seis segundos por volta», acrescentou Hembery. «Será muito mais barato para toda a gente atingir esse ganho de ‘performance’ se nos ajudarem a desenvolver os nossos pneus, em vez de optarem por uma reformulação completa do ‘design’ dos monolugares». Único detalhe que parece esquecido: é precisamente esta reformulação que os fãs mais desejam…

Partilhar Notícia.