F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Pneu ultramacio da Pirelli apenas para as pistas citadinas

A Pirelli vai experimentar, pela primeira vez, nos testes pós G.P. do Abu Dhabi, a nova mistura ultramacia dos seus pneus que estreará na temporada de 2016. A marca italiana já fez saber que o novo pneu, que se distinguirá pela cor púrpura, apenas será utilizado nos circuitos citadinos, ou seja, no Mónaco, Singapura e, eventualmente, no G.P. da Europa, na nova pista traçada em Baku, capital do Azerbeijão.

«Será apenas para circuitos citadinos pois, como vimos este ano no Mónaco e em Singapura, o nível de desgaste é muito baixo, pois os carros estão a escorregar menos», explicou Paul Hembery, director desportivo da Pirelli, que também espera que o desgaste dos pneus se torne maior com a esperada maior velocidade dos monolugares de 2016, pela natural evolução.

Hembery revelou ainda que a marca está a tentar fazer pneus que permitam que a estratégia passe a ter ainda mais importância: «Estamos a tentar alterar a parte interna da carcaça do pneus de forma a criar o tal ‘precipício’ após algumas voltas que forçará mesmo as equipas a trocar de pneus, de forma a termos sempre duas ou três paragens».

Para aumentar a flexibilidade da estratégia, a Pirelli quer propor três misturas diferentes em cada prova (actualmente apenas duas), podendo as equipas escolherem depois quantos pneus querem de cada. «Assim, cada equipa poderá escolher qual será o melhor composto para o seu carro, assumindo a responsabilidade que deixará de ser a Pirelli», explicou Hembery que espera poder anunciar como tudo se processará durante o mês de Dezembro.

Partilhar Notícia.