F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Red Bull também já rodou com os «largueirões» pneus para o Mundial de 2017

A Red Bull e a Pirelli estiveram hoje na pista italiana do Mugello para a continuação dos trabalhos para o desenvolvimento dos pneus para 2017, como estava previsto… por um lado. É que, pelo outro, ao contrário do que tinha sido inicialmente anunciado, não foi Daniel Ricciardo a guiar mas sim Sebastian Buemi que voltou a testar um monolugar de Fórmula 1, mais de dois anos depois!

Buemi cumpriu 82 voltas ao volante de um Red Bull RB11 de 2015 que, à primeira vista (e pelas fotos disponibilizadas pela Pirelli), parece menos modificado que o Ferrari usado nos dois últimos dias, em Fiorano. Pelo menos a asa traseira parece ser praticamente a mesma utilizada no monolugar do ano passado.

Desta feita, foi a primeira vez que a marca italiana procedeu a testes com os pneus «slick» nas novas dimensões que serão usadas em 2017. Recorde-se que, além de um diâmetro 10 mm superior, os pneus dianteiros serão 60 mm mais largos e os traseiros 80 mm. Estes testes são fundamentais para o desenvolvimento dos novos pneus, já que os carros do próximo ano deverão curvar bastante mais depressa, pela maior carga aerodinâmica e pela maior área de borracha em contacto com o asfalto, gerando por isso cargas muito superiores nas borrachas.

O calor que se fez sentir na pista italiana foi também uma ajuda no trabalho dos técnicos da Pirelli e das conclusões a que pretendem chegar. Em especial quando se sabe que haverá corridas sob bastante calor (Bahrain, por exemplo) logo no início do próximo Mundial. Por outro lado, Buemi dará um bom contributo por não só ter grande experiência na F1 – piloto da Toro Rosso entre 2009 e 2011 e piloto de reserva da Red Bull durante quatro anos –, mas também pelas temporadas no Mundial de Resistência, onde há que desenvolver grande sensibilidade na gestão da durabilidade dos pneus.

É ainda interessante ver como a alteração das dimensões dos pneus dá logo outro visual aos monolugares de F1. Curiosamente, até parece que a maior largura das rodas dianteiras acabam por ter maior influência, apesar de serem as de trás que sofrem maior aumento! A Red Bull fará amanhã um segundo dia de testes, novamente com Buemi, antes de, finalmente, a F1 «fechar» definitivamente para férias! O próximo teste com os pneus para 2017 será, de novo, com a Ferrari, em Barcelona, em piso seco, a 6 e 7 de Setembro.

Partilhar Notícia.