F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Renault assinalou 40 anos de F1 com… convidado especial

Embora ainda falte ainda cerca de mês e meio para a data correcta – a estreia foi a 16 de Julho de 1977, no G.P. da Grã-Bretanha –, a Renault não poderia deixar passar a oportunidade mediática do G.P. do Mónaco para assinalar os seus 40 anos de presença na Fórmula 1. Para mais quando tem uma prenda tão fantástica para oferecer aos seus fãs num aniversário tão especial: nada menos que a «première» em pista da nova geração do fogoso Mégane R.S.!

«O Mónaco é um local emblemático e impregnado de história da F1, que melhor sítio para começarmos as festividades dos nossos 40 anos na F1?!», declarou o director-geral da Renault Sport Racing, Cyril Abiteboul. «A F1 é uma aventura tanto tecnológica como humana e à qual a Renault se entregou com uma paixão extraordinária».

Num dia em que não deveria haver F1 em pista, a Renault não deixou que isso acontecesse, colocando dois carros emblemáticos a efectuar algumas voltas de exibição: o primeiro monolugar da marca, o RS 01, foi conduzido pelo piloto que o estreou em 1977, Jean-Pierre Jabouille, enquanto Alain Prost reencontrou o RE 40 com que lutou pelo título mundial até à última prova, perdendo-o para Nelson Piquet (Brabham/BMW) por 2 pontos…

ren1ren2

«Ao longo destes 40 anos sempre usámos a F1 como laboratório para testar inovações técnicas, como a introdução do turbo com o RS 01», recordou Abiteboul. «Estamos contentes por termos voltado a reunir o Jean-Pierre Jabouille com o seu RS 01, bem como o Alain Prost com o seu RE 40, o nosso primeiro chassis em fibra de carbono, com que esteve tão perto de ser campeão».

Mas a estrela das festividades de hoje foi o Mégane R.S. que, ainda com uma pintura especial a camuflar as suas formas finais, fez algumas voltas à pista monegasca, com Nico Hulkenberg ao volante. Já não é, aliás, a primeira vez que a Renault aproveita as sextas-feiras do G.P. do Mónaco para revelar novos modelos ou estudos, tirando partido do peso mediático da corrida do Principado. Desta vez, as comemorações dos 40 anos contaram, inclusive, com a presença de Carlos Ghosn, o líder da Aliança Renault/Nissan e, em última instância, quem autorizou todo o programa de regresso à Fórmula 1.

ren3ren4

Hulkenberg mostrou-se entusiasmado com o Mégane R.S. que pretende ser a nova referência dos desportivos compactos (poderá ter, pela primeira vez, uma caixa automática de dupla embraiagem!), quando for posto à venda, no primeiro trimestre de 2018. «Pude testá-lo na sua fase de desenvolvimento e percebi logo a excelência do chassis e as extraordinárias ‘performances’. E foi um prazer poder conduzi-lo no mítico circuito do Mónaco!», referiu o alemão, na linha do que disse Abiteboul: «A nossa experiência em pista serve para inspirar e melhorar os nossos produtos de estrada».

Esta passagem de informação e a rapidez com que se desenvolvem novas técnicas numa competição tão exigente como a Fórmula 1 é outros dos benefícios que a Renault pretende recolher do seu envolvimento como construtor. Afinal… é só um regresso à «casa de partida», onde tudo começou há quase 40 anos!

Partilhar Notícia.