F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Desta é que é, Sainz no lugar de Palmer já nos Estados Unidos

Jolyon Palmer fará amanhã a sua última corrida pela Renault e, nos Estados Unidos, já será Carlos Sainz a alinhar pela equipa francesa. O anúncio foi hoje feito, horas depois da qualificação para o G.P. do Japão, num processo tão politicamente correcto que até pareceu… burocrático!

Primeiro foi Palmer a anunciar na sua conta de Twitter: «Amanhã o G.P. do Japão será a minha última corrida pela Renault. Com 20 lugares de penalização partirei muito de trás mas vou dar tudo como sempre. Obrigado a todos os que me apoiaram nestes dois anos». Só depois a Renault publicou um comunicado em que agradecia ao britânico, e «despachava» numa linha que o substituto seria Carlos Sainz. «Gostaria de agradecer ao Jolyon a sua entrega à equipa e o seu profissionalismo. Desde o regresso da Renault à F1 que o Jolyon tem sido muitíssimo dedicado, mostrando enormes qualidades pessoais».

Palavras de circunstância, enquanto era empurrado até à porta, sem que se esclarecesse que tipo de acordo foi estabelecido com o pai e «manager» de Jolyon, Jonathan Palmer, que já recusara esta solução inicialmente prevista para a Malásia, exigindo uma avultada compensação financeira. Para ter avançado agora é porque a algum acordo se chegou…

Do lado de Sainz, é a estreia prévia na equipa que representará no próximo ano, por empréstimo da Red Bull. E mais palavras de emotivo consolo, embora estas com um «soar» bem mais genuíno… «Quero agradecer ao Carlos as três fantásticas épocas que passou connosco, sempre com uma grande atitude e determinação», disse Franz Tost, enquanto o piloto espanhol agradeceu aos seus «empregadores» o terem-no libertado para ir conhecendo já a sua futura equipa, comentando também: «A Toro Rosso é formada por um grupo de gente incrível e desejo-lhes toda a sorte. Amanhã teremos uma corrida muito difícil mas vai ser também muito emotiva».

Por uma daquelas coincidências do destino, tanto Palmer como Sainz sofreram penalizações de 20 lugares nesta prova por terem trocado componentes nos respectivos grupos propulsores, devendo largar de antepenúltimo e penúltimo, respectivamente…

Com esta decisão, Daniil Kvyat recupera o seu lugar na Toro Rosso, fazendo dupla com Pierre Gasly até ao final do ano. O que significa que o francês renuncia à discussão do título japonês de Superformula – categoria de monolugares mais rápidos até que os Fórmula 2 – que está «preso» por um único ponto, mas cuja corrida decisiva tem lugar no mesmo fim-de-semana de Austin…

Partilhar Notícia.