F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Sebastian Vettel salvou-se «in extremis» de ser desclassificado da corrida de Baku!

Sebastian Vettel esteve a um passo de ser desclassificado do G.P. do Azerbaijão, logo após a manobra em que o seu Ferrari foi colidir lateralmente com o Mercedes de Lewis Hamilton, quando seguiam atrás do «safety car». A revelação foi feita por um dos Comissários Desportivos encarregues de julgar o caso e que acabaram por se ficar pelo «stop & go» de 10 s, em vez da bandeira preta com que terminariam de imediato a corrida de Vettel!

Segundo a revista germânica «Auto Motor und Sport», os Comissários Desportivos chegaram a estar indecisos quanto ao castigo a aplicar a Vettel pela condução antidesportiva e suporta a notícia em declarações de um deles. Segundo aquela publicação, não há nenhuma penalização estipulada por qualquer regra para aplicar no caso de um piloto causar deliberadamente uma colisão. Assim sendo, o castigo ficaria à escolha dos Comissários.

Contudo, os Comissários não terão querido ter uma interferência demasiado severa na luta pelo título, como sucederia se desclassificassem Vettel, numa altura em que Hamilton ainda liderava a corrida… Um dos Comissários declarou mesmo à revista alemã: «Foi uma decisão muito difícil de tomar… Foi, sinceramente, por muito pouco que não lhe mostrámos a bandeira preta!».

A corrida, entretanto, foi parada e foi visível a preocupação do director da Scuderia, Maurizio Arrivabene, em falar com Vettel, aparentemente para tentar tranquilizá-lo. Já só quando a corrida estava de novo a decorrer, ao mesmo tempo que apareceram os problemas no carro de Hamilton, com a protecção do habitáculo, foi conhecida a decisão dos Comissários. Que, assim, à força de não quererem influenciar decisivamente a luta pelo título… pode ser que a tenham influenciado.

Partilhar Notícia.