F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Todos invejam Alonso… mas ninguém trocaria o G.P. do Mónaco por outra corrida!

A decisão de Fernando Alonso (ou da McLaren, ou de Zak Brown…) de faltar ao G.P. do Mónaco para correr as 500 Milhas de Indianápolis foi, como é óbvio, assunto debatido no «paddock» e, entre os seus pares, a opinião parece ser unânime: embora todos achem piada à ideia de correr noutra categoria, nenhum se mostra disponível para faltar a uma prova de F1 para o fazer. Muito menos ao G.P. do Mónaco!

Lewis Hamilton começa por defender a ideia de correr noutras categorias: «Acho fantástico um piloto poder fazer isso, devíamos poder correr em mais que um campeonato. Houve uma altura, no passado, em que havia pilotos a fazer diversos campeonatos. É fixe que ele o faça…» No entanto… «Mas de certeza que não faltaria a nenhuma corrida de F1, estou aqui para fazer todas as provas!».

O tricampeão do Mundo surpreendeu apenas com as suas escolhas para competição «alternativa», embora já não seja a primeira vez que aborda o assunto… «Gostava de fazer MotoGP. Adorava fazer uma corrida de MotoGP. E talvez uma corrida de Nascar, talvez como a Daytona 500».

Quem já se mostrou interessado em fazer uma corrida de Nascar, até porque a sua equipa, a Haas, também participa naquele campeonato, foi Romain Grosjean, mas o francês afasta a hipótese de realizar esse desejo agora: «Nunca o faria, estou a 100% na F1 que é mais importante que tudo o resto. Fico até surpreendido que ele possa faltar a uma corrida e dizer ‘vou ali fazer outra prova’. É fantástico ver um piloto de F1 fazer Indianápolis, mas pode lá ir correr depois de terminar a carreira».

A dúvida do francês é, de certa forma, partilhada por Felipe Massa que vai um pouco mais ao fundo da questão: «Trocar uma corrida de F1 por uma de outra categoria é uma grande surpresa! Talvez haja outras decisões à volta desta que não conheçamos, não sabemos se partiu do Fernando, da equipa ou da Honda. Mas vai ser bom vê-lo fazer a corrida e eu vou estar a ver!».

E quando se compara com o «intervalo» que Nico Hulkenberg fez no Mundial de F1 para ir a Le Mans com a Porsche (e vencer!), o alemão trata de esclarecer: «O meu caso foi totalmente diferente, não falhei nenhuma corrida de F1, como ele vai fazer… Nunca o teria feito se tivesse de faltar a um Grande Prémio, especialmente o do Mónaco! Fiquei surpreendido com esta situação… Não sei muito sobre a Indy mas ele nunca guiou aqueles carros nem numa oval… Acha que consegue chegar ali e vencer facilmente? Eu estive meio ano a preparar-me para Le Mans! Parece um grande desafio, mas o Fernando gosta desses desafios».

Quem também olha com bons olhos para as 500 Milhas de Indianápolis é Sergio Perez, mas também ele… «Nunca falharia o Mónaco, é o meu fim-de-semana favorito de cada época. Gostava de fazer outras provas, tenho interesse pelos IndyCars e a Indy 500 é uma das maiores corridas do Mundo». O mexicano acredita nas possibilidades de Alonso: «Uma das forças do Fernando é a forma como lida com as situações de corrida e, em Indianápolis, tudo depende das últimas 10 voltas, por isso ele vai dar-se bem!».

Entretanto, sabe-se já que Fernando Alonso correrá nas 500 Milhas de Indianápolis com o n.º 29 no seu carro e que será o próprio Michael Andretti, dono da equipa Andretti Autosport, a gerir a estratégia da sua corrida. Multiplicando-se em entrevistas onde a falta de competitividade do McLaren/Honda passou totalmente para segundo plano (primeiro objectivo atingido!), Alonso falou muito sobre esta aventura nos «States» mas, no fundo, resumiu tudo numa frase: «Se quero ser o melhor, ou ganho oito Mundiais de F1 ou tenho de ser o mais completo!». Assim percebe-se melhor a sua ideia de perseguir o sonho do «Triple Crown»…

Partilhar Notícia.