F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Vão ser assim os pneus de Fórmula 1 a partir de 2017

Do fim-de-semana do G.P. do Mónaco ficou ainda a revelação, pela Pirelli, da aparência dos pneus que equiparão os Fórmula 1 de 2017. Mais largos, tanto os da frente como os de trás, darão um ar mais agressivo aos carros, ao mesmo tempo que aumentarão a aderência nas curvas para que os tempos por volta desçam de forma significativa

Na apresentação efectuada pela marca italiana no Mónaco – em que foi usado um velho chassis Toyota da F1, todo de negro pintado, com as vias alargadas para os 2000 mm que se usarão no próximo ano –, foram reveladas as larguras dos futuros pneus: os da frente aumentarão dos actuais 245 para 305 mm, enquanto os de trás subirão de 325 para 405 mm. Além disso, os pneus traseiros terão um diâmetro cerca de 10 mm superior ao dos actuais. Mais ainda, o peso será cerca de 1,5 kg superior em cada pneu.

Segundo a Pirelli, o aumento das vias e da largura dos pneus – que dará maior aderência mecânica o que se traduz, nomeadamente, em velocidades mais elevadas a curva e maior facilidade de colocar os cavalos no chão, nas saídas de curva – ajudará os carros a serem mais rápidos dois segundos por volta numa pista, digamos, normal. A que se juntarão mais dois segundos do maior apoio aerodinâmico proporcionado pelas regras de 2017.

Estes pneus começarão a ser testados em chassis de 2015 que Ferrari, Red Bull e Mercedes estão a adaptar propositadamente para o efeito, tendo de lhes alargar as vias, redesenhar as suspensões e adaptar toda a aerodinâmica, de forma a conseguir um aumento de 25% de apoio. O primeiro teste deverá realizar-se com o Ferrari, em finais de Julho, na pista da Scuderia, em Fiorano.

Partilhar Notícia.